Ideários Estéticos Afro-Atlânticos e Decolonialidade
Um estudo de caso em Jean-Michel Basquiat
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31249Palavras-chave:
Ideários Estéticos; Basquiat; Decolonialidade; Racismo.Resumo
Partindo da formulação de um conceito para “ideários estéticos”, este artigo estuda a proposição do artista afro-americano Jean-Michel Basquiat (1960-1988) - expressa, em suas próprias palavras, na estratégia de “atacar o circuito das galerias naquele momento” - de transpor limites politico-territoriais de um campo artístico hegemonicamente branco e inscrever sua arte através de signos estéticos contestadores dos agenciamentos identitários eurocêntricos que conferem apagamento, invisibilidade e primitivismo a legados artísticos afro-atlânticos.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. 1a.ed. São Paulo: EDUSP; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
COLAÇO, Thais Luzia. Novas Perspectivas para a Antropologia Jurídica na América Latina: o direito e o pensamento decolonial. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.
EAGLETON, Terry. The Ideology of the Aesthetic. London: Wiley-Blackwell, 1990.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
GILROY, Paul, O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Ed. 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
HOBAN, Phoebe. Basquiat: A quick killing in art. New York: Penguin Putnam Inc., 1998.
HOOKS, bel. “Altars of Sacrifice, Re-membering Basquiat” In: Outlaw Culture - Resisting Representations. New York, London: Routledge, 2008.
MAFFESOLLI, Michel. No Fundo das Aparências. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
MATTOS, Nelma Cristina Silva Barbosa de. Artes visuais, hierarquias e identidades negras. Sernegra: V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. Decolonidade e Antirracismo: Caderno de Resumos. Organizadores: Glauco Vaz Feijó, Pollyana Ribeiro Alves Martins. Brasília: Editora do IFB, 2016.
SAGGESE, Jordana Moore. Reading Basquiat: Exploring Ambivalence in American Art. California: University of California Press, 2014.
TJABBES, Pieter; DEITCH, Jeffrey. Jean-Michel Basquiat: Obras da coleção Mugrabi. Trad. John Norman e Izabel Murat Burbridge. São Paulo: Art Unlimited, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).