Entre a Monarquia e a República: imagens de Tiradentes em Joaquim Norberto de Souza e Silva e Lúcio José dos Santos
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i26.14805Palavras-chave:
Tiradentes. Discurso. Poder.Resumo
A construção discursiva do indivíduo histórico Tiradentes deu-se em ambiente de embate político, em que autores monarquistas e republicanos estabeleceram suas falas de acordo com a conjuntura de poder na qual estavam inseridos. Nesse sentido, buscamos analisar os discursos acerca de Tiradentes, na visão do monarquista Joaquim Norberto de Souza e Silva e do republicano Lúcio José dos Santos, intelectuais cujas obras são representativas dos discursos divergentes em questão, sendo pontos de referência para trabalhos sobre Tiradentes e a Inconfidência até os dias atuais.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR,Durval Munizde. História: A arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. São Paulo: Edusc, 2007.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Aula inaugural no College de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Ed. Loyola, 2012.
GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. “Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Projeto de uma História Nacional”. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.
MICELI, Paulo. O mito do herói nacional. São Paulo: Contexto, 1994.
OLIVEIRA, José Lourenço de. O educador Lúcio dos Santos. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/lourenco/banco/EH09.html>. Acesso em: 26 jun. 2014.
SANTOS, Lúcio José dos. A Inconfidência Mineira: papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira. São Paulo: Lyceu Coração de Jesus, 1927.
SANTOS, Lúcio José dos. A Inconfidência Mineira: papel de Tiradentes na Inconfidência Mineira. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1972.
SILVA, Joaquim Norberto de Souza. História da Conjuração Mineira. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1948. Disponível em <http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=28196> Acesso em: 19 jun. 2014.
SOARES, Sônia Regina Pinto. Joaquim Norberto de Souza Silva: historiador. Um olhar sobre Minas Gerais colonial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000224722> Acesso em: 19 jun. 2014.
SOUZA, Roberto Acízelo de. Joaquim Norberto e sua contribuição à edição de textos e à crítica literária. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/930>. Acesso em 19 jun
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).