O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais

Autori

  • Raquel Cristina de Souza e Souza Faculdade de Letras da UFRJ

Parole chiave:

Ensino fundamental. Leitura literária. Diário de leitura.

Abstract

Neste artigo, pretendemos apresentar uma breve análise dos resultados obtidos com o uso do diário de leitura (rouxel, 2013) em três turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola federal de educação básica. Nosso objetivo era, por um lado, criar oportunidades para os alunos se expressarem subjetivamente sobre a leitura literária compartilhada pela turma e, por outro, obter registros da recepção deles em relação à compreensão e fruição da obra, de modo que pudéssemos ajustar a abordagem do texto em sala de aula às necessidades das crianças, bem como criar estratégias para aumentar a adesão ao texto e à experiência de leitura.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

Aguiar, Vera Teixeira; Bordini, Maria da Glória. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

Colomer, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

Díaz-Plaja, A. Entre libros: la construcción de um itinerário lector próprio em la adolescência. In: colomer, Teresa (Org.). Lecturas adolescentes. Barcelona: graó, 2009.

Iser, Wolfgang. O ato de leitura. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, 2v.

Jouve, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora unesp, 2002.

_____________. A leitura como retorno de si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: rouxel, Annie; langlade, Gérard; rezende, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Petit, Michèle. Petit, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.

_____________. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed.34, 2009.

_____________. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

Rouxel, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de

Oliveira. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, Jan-abr. 2012a.

_____________. Mudanças epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor.

_____________.Tradução de Samira Murad. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13-14, Nov. 2012b.

_____________. Autobiografia de leitor e identidade literária. In: Rouxel, Annie; Langlade, Gérard; Rezende, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

Vibert, Anne. Explicar um texto literário: o que a pesquisa em didática da literatura pode fazer para a renovação e a diversificação das práticas. Tradução

de Helaine Giraldeli Balla. Revista Letras Raras, v.4, n. 1, Campina Grande, 2014, p. 214-215.

Yang, Gene Luen. O chinês americano, de Gene Luen Yang. São Paulo; Companhia das Letras, 2009.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-12-27

Come citare

Souza, R. C. de S. e. (2016). O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais. Revista Cerrados, 25(42), 181–209. Recuperato da https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25332

Fascicolo

Sezione

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.