O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais
Mots-clés :
Ensino fundamental. Leitura literária. Diário de leitura.Résumé
Neste artigo, pretendemos apresentar uma breve análise dos resultados obtidos com o uso do diário de leitura (rouxel, 2013) em três turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola federal de educação básica. Nosso objetivo era, por um lado, criar oportunidades para os alunos se expressarem subjetivamente sobre a leitura literária compartilhada pela turma e, por outro, obter registros da recepção deles em relação à compreensão e fruição da obra, de modo que pudéssemos ajustar a abordagem do texto em sala de aula à s necessidades das crianças, bem como criar estratégias para aumentar a adesão ao texto e à experiência de leitura.
Téléchargements
Références
Aguiar, Vera Teixeira; Bordini, Maria da Glória. Literatura e formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
Colomer, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
Díaz-Plaja, A. Entre libros: la construcción de um itinerário lector próprio em la adolescência. In: colomer, Teresa (Org.). Lecturas adolescentes. Barcelona: graó, 2009.
Iser, Wolfgang. O ato de leitura. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996, 2v.
Jouve, Vincent. A leitura. São Paulo: Editora unesp, 2002.
_____________. A leitura como retorno de si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: rouxel, Annie; langlade, Gérard; rezende, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Petit, Michèle. Petit, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008.
_____________. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed.34, 2009.
_____________. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
Rouxel, Annie. Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor? Tradução de Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de
Oliveira. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 145, p. 272-283, Jan-abr. 2012a.
_____________. Mudanças epistemológicas e o ensino da literatura: o advento do sujeito leitor.
_____________.Tradução de Samira Murad. Revista Criação & Crítica, n. 9, p. 13-14, Nov. 2012b.
_____________. Autobiografia de leitor e identidade literária. In: Rouxel, Annie; Langlade, Gérard; Rezende, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
Vibert, Anne. Explicar um texto literário: o que a pesquisa em didática da literatura pode fazer para a renovação e a diversificação das práticas. Tradução
de Helaine Giraldeli Balla. Revista Letras Raras, v.4, n. 1, Campina Grande, 2014, p. 214-215.
Yang, Gene Luen. O chinês americano, de Gene Luen Yang. São Paulo; Companhia das Letras, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2016
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )