A ficção científica no ensino de literatura

Autores/as

  • Ramiro Giroldo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Palabras clave:

Cânone literário brasileiro. Margem. Ensino. Ficção científica. Utopia.

Resumen

O texto aborda as particularidades do ensino de expressões literárias não acolhidas pelo cânone brasileiro, em particular a literatura de ficção científica. Embora a crítica literária nacional pareça ignorar, textos que podem de uma forma ou de outra ser discutidos por meio dos paradigmas próprios da ficção científica são amplamente produzidos no Brasil desde tempos recuados. No intuito de discutir o ponto, o texto investiga a natureza de tais paradigmas, bem como sua possível abordagem no ensino. Privilegiando a função utópica da literatura (e do ensino), a argumentação recorre basilarmente a proposições cunhadas por Ernst Bloch, Paulo Freire e Darko Suvin.

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Biografía del autor/a

Ramiro Giroldo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande/MS

Publicado

2016-12-27

Cómo citar

Giroldo, R. (2016). A ficção científica no ensino de literatura. Revista Cerrados, 25(42), 27–40. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25325

Número

Sección

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.