Carpinteiros teatrais, a crítica e o teatro de revista
DOI:
https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i46.19633Palavras-chave:
Teatro Brasileiro. Teatro de Revista. Crítica teatral. Carpinteiros teatraisResumo
Nas décadas iniciais do século XX, tanto o teatro popular recitado quanto o teatro musicado deparou-se com contrastes e confrontos que marcaram o surgimento de expressiva preocupação com a valorização do que era genuinamente brasileiro, abordando a questão da nacionalidade e, sobretudo, com uma clara preferência pela discussão e/ou representação de temas que lhe eram contemporâneos, consolidando, assim, a sua identidade e refletindo as dificuldades próprias de seu tempo. Grande parte do que se sabe sobre o cenário teatral e cultural desse período vem de notas, anúncios e crônicas publicadas em jornais e revistas da época, das peças de teatro com alusões metalinguísticas dos romances, contos e livros de memória. O objetivo deste artigo é apresentar alguns desses críticos e comentaristas, que consideramos como carpinteiros teatrais, e analisar uma série de textos com autorias e propósitos diversos, que se referiam a espetáculos, atores e atrizes e casas teatrais do período em questão.
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