A recepção paradoxal de Milan Kundera no Brasil sob a ótica da Epistemologia do Romance

Autores

  • Maria Veralice Barroso

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.51293

Palavras-chave:

Epistemologia do Romance, Milan Kundera;, Recepção, Política, Literatura

Resumo

A Epistemologia do Romance demonstra especial interesse por autores que apresentam como resultado da criação obras oriundas de um gesto reflexivo cujas entrelinhas dizem ao leitor ser o romance literário uma construção estética orientada, não somente pela inspiração sensível, mas também pelo trabalho e pela consciência objetiva do escritor. Para a Epistemologia do Romance, tanto o labor quanto a reflexão serão mensurados e desenvolvidos no espaço ficcional conforme as intencionalidades do romancista. Ao retomar uma das proposições basilares que orientam os estudos epistemológicos do romance quanto ao exercício teórico-crítico frente às narrativas literárias – um olhar atento sobre a racionalidade e a intencionalidade do escritor -, encontro condições de expor aqui uma tentativa de dar conta de um longo percurso de pesquisa que fez do escritor tcheco Milan Kundera uma importante referência literária e teórica no âmbito dos trabalhos de pesquisa da Epistemologia do Romance. Para dar conta das reflexões pretendidas parto especificamente das controvérsias acerca da recepção kunderiana no Brasil.

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

Barroso, M. V. (2023). A recepção paradoxal de Milan Kundera no Brasil sob a ótica da Epistemologia do Romance. Revista Cerrados, 32(63), 16–26. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.51293

Edição

Seção

Dossiê - Epistemologia do romance: diálogos e aproximações teóricas

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