A arquitetura da barbárie em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago

Autores

  • Ryam das Neves Universidade de Brasília
  • João Bosco Pavão Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.48868

Palavras-chave:

Estética, Grotesco, Epistemologia do Romance, Saramago

Resumo

O presente artigo versa sobre a estética do grotesco presente no romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo e possui o objetivo de analisar a crítica que Saramago faz ao Cristianismo, através dessa estética. Deslindamos desse enredo, de substrato filosófico no âmbito teórico da Epistemologia do Romance. Para tal, recorremos ao capítulo 10 do romance saramaguiano e analisamos o significado do grotesco, proporcionado pela morte do personagem José. A violência a que é submetido o personagem evoca, no romance, uma arquitetura da barbárie, isto é, uma reflexão sobre a maldade humana e como ela é um argumento contra a religião cristã. Ademais, visamos contribuir com os estudos da Epistemologia do Romance e com os estudos da literatura saramaguiana.

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Biografia do Autor

João Bosco Pavão, Universidade do Estado da Bahia

Filósofo e Doutor em Antropologia Linguística

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Publicado

28-12-2023

Como Citar

Neves, R. das, & Pavão, J. B. (2023). A arquitetura da barbárie em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Revista Cerrados, 32(63), 98–107. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i63.48868

Edição

Seção

Dossiê - Epistemologia do romance: diálogos e aproximações teóricas

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