O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais

Autores

  • Raquel Cristina de Souza e Souza Faculdade de Letras da UFRJ

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Leitura literária. Diário de leitura.

Resumo

Neste artigo, pretendemos apresentar uma breve análise dos resultados obtidos com o uso do diário de leitura (rouxel, 2013) em três turmas de sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola federal de educação básica. Nosso objetivo era, por um lado, criar oportunidades para os alunos se expressarem subjetivamente sobre a leitura literária compartilhada pela turma e, por outro, obter registros da recepção deles em relação à compreensão e fruição da obra, de modo que pudéssemos ajustar a abordagem do texto em sala de aula às necessidades das crianças, bem como criar estratégias para aumentar a adesão ao texto e à experiência de leitura.

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Souza, R. C. de S. e. (2016). O diário de leitura no ensino fundamental: considerações iniciais. Revista Cerrados, 25(42), 181–209. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25332

Edição

Seção

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.