A écfrase na poesia de Richard Siken: uma tradução de “Portrait of Fryderyk in Shifting Light”
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v12.n1.2023.44674Palavras-chave:
Richard Siken. War of the Foxes. Poesia estadunidense. Écfrase. Tradução de poesia.Resumo
Com a publicação de War of the Foxes (2015), a poesia de Richard Siken, caracterizada pelo verso livre e uma estética cinematográfica, volta-se bastante para as artes plásticas, em um constante diálogo com a pintura, utilizando a écfrase como recurso retórico. Neste artigo, a fim de propor uma tradução para um dos poemas da coletânea que exemplifique esse diálogo, examino aspectos ecfrásticos da estética de Siken por meio de uma breve análise dos poemas “Portrait of Fryderyk in Shifting Light” e “Three Proofs”. A discussão do espaço dessa ferramenta na estética do poeta permite buscar soluções para manter os elementos encontrados nos poemas em uma tradução para o português, o que possibilita um melhor conhecimento acerca do desempenho das escolhas referentes às características dessa atividade na poesia. É apresentada, portanto, uma proposta de tradução para o poema “Portrait of Fryderyk in Shifting Light”, assim como comentários acerca do processo tradutório.
Downloads
Referências
Barry, P. (2002). Contemporary Poetry and Ekphrasis. The Cambridge Quartely, Special Issue on Contemporary Poetry II, 31(2), 155–165.
Butts, L. (2015). Richard Siken’s WAR OF THE FOXES. The Iowa Review. https://iowareview.org/blog/richard-sikens-war-foxes
Kempenaers, T. (2019). Queer Discomfort: Desire and Heteronormativity in Richard Siken’s Crush. College Literature, 46(4), 914–941.
Kronenberg, S. (2015). Love in Contemporary Gay Male Poetry in the Works of Richard Siken, Eduardo C. Corral, and Jericho Brown. Cordite Poetry Review, 1.
Rodolpho, M. (2010). Écfrase e Evidência nas Letras Latinas: Doutrina e Práxis. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo].
Siken, R. (2005). Crush. Yale University Press.
Siken, R. (2015). War of the Foxes. Copper Canyon Press.
Vieira, M. de P. (2017). Écfrase: de recurso retórico na Antiguidade a fenômeno midiático na contemporaneidade. Todas as Letras, 19(1), 45–57.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 CC BY
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).