A tradução/localização de videogames: Um mapeamento das pesquisas realizadas em instituições de ensino superior brasileiras entre 1998 e 2018

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n4.2020.27155

Palabras clave:

Mapeamento. Localização. Tradução. Videogames. Globalização. MapTrad.

Resumen

A localização é um tema que vem ganhando força em vista da globalização e da necessidade mercadológica de os produtos chegarem a um novo mercado de modo que não apresentem características internacionalistas e que possam interferir na sua recepção na cultura de chegada. O presente artigo integra os estudos propostos pelo grupo de Mapeamento em Tradução (MapTrad), que, além do estudo aqui proposto, desenvolve outras pesquisas, expandindo os estudos propostos inicialmente por Pagano e Vasconcellos (2003) e Alves e Vasconcellos (2013). Este estudo, inserido no campo disciplinar dos Estudos da Tradução, no seu ramo puro, descritivo e orientado à função, tem por objetivo apresentar um mapeamento dos trabalhos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras cujo enfoque esteja relacionado às pesquisas direcionadas às práticas de localização e tradução de videogames, no período compreendido entre 1998 e 2018. Para tanto, replicou-se parcialmente a metodologia proposta por Pagano e Vasconcellos (2003) e Alves e Vasconcellos (2016), cujos trabalhos apresentam mapeamentos relacionados aos Estudos da Tradução no Brasil. Justifica-se o trabalho pela necessidade de se levantar o status quo da produção acadêmica brasileira, em nível de mestrado e doutorado, acerca da temática, descobrindo nichos de pesquisa ainda não tão explorados e apontando temas relevantes para estudos acadêmicos dialogando com o mercado. Como resultado, constatou-se um déficit de estudos que tenham como objeto de pesquisa a localização de videogames e que, embora a quantidade de estudos relacionados à tradução tenha crescido, o mesmo não se pode afirmar quanto à tradução/localização de videogames.

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Biografía del autor/a

Luiz Gustavo Nogueira Barcelos, Universidade de Brasília

Mestrando em Estudos da Tradução pela Universidade de Brasília. Graduado em Letras Tradução-Espanhol (2017) pela mesma instituição. Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Gleiton Malta, Universidade de Brasília

Professor adjunto na Universidade de Brasília. Doutor em Estudos Linguísticos (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Linguística Aplicada (2009) pela Universidade de Brasília. Graduado em Letras-Espanhol (2001) pela mesma instituição. Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Letras Estrangeiras e Tradução. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2020-07-29

Cómo citar

BARCELOS, Luiz Gustavo Nogueira; MALTA, Gleiton. A tradução/localização de videogames: Um mapeamento das pesquisas realizadas em instituições de ensino superior brasileiras entre 1998 e 2018. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 4, p. 127–144, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n4.2020.27155. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27155. Acesso em: 21 nov. 2024.

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