O lugar da teoria e da prática em cursos de graduação em tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n1.2020.27218

Palavras-chave:

Ensino de tradução. Formação de Tradutores. Teorias de Tradução. Prática Tradutória.

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo principal interesse é estudar o ensino de tradução nos cursos de graduação de formação de tradutores no Brasil e, mais especificamente, a relação entre teoria e prática dentro desses cursos. Contudo, antes de chegar à análise dos projetos pedagógicos dos cursos propriamente ditos, é necessária uma maior reflexão tanto sobre a formação de tradutores quanto sobre o espaço universitário, a fim de embasar a discussão sobre a relação entre teoria e prática. Assim, o objetivo deste texto é contribuir para essa primeira etapa da pesquisa, trazendo pontos de discussão sobre a formação de tradutores nas salas de aula universitárias, assim como apresentar a importância da compreensão de que a teoria e a prática estão numa relação intrínseca e não dicotômica. Dessa forma, um dos nossos objetivos específicos aqui é apresentar a noção de que não existe prática sem teoria, ainda que seja uma teoria implícita (também chamada por alguns autores de “crenças”), que guia consciente ou inconscientemente as escolhas tradutórias. Assim, é papel dos cursos de formação de tradutores, sejam eles em nível universitário ou não, apresentar as teorias científicas de Tradução de forma que os tradutores em formação possam problematiza-las e, por meio de discussão teórica e prática reflexiva, possam de fato compreender a riqueza e a necessidade de se conhecer as teorias de Tradução para a formação de profissionais éticos, críticos e capacitados para as demandas do mercado e da sociedade.

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Biografia do Autor

Samira Spolidorio, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e Mestre (2017) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Língua Inglesa e Tradução (2015) e em Língua Portuguesa (2009) pela Universidade Metodista de Piracicaba. Graduada em Letras ”“ Língua Portuguesa (2007) pela Universidade Metodista de Piracicaba.

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Publicado

24-01-2020

Como Citar

SPOLIDORIO, Samira. O lugar da teoria e da prática em cursos de graduação em tradução. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 1, p. 167–186, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n1.2020.27218. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27218. Acesso em: 18 abr. 2024.

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