Patrick Modiano em espanhol: o caso de Dora Bruder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v8.n2.2019.24383

Palavras-chave:

Modiano. Tradução editorial. Dora Bruder. Pós-memória.topografía

Resumo

O trabalho de Patrick Modiano se caracteriza por uma exploração da topografia parisiense como estratégia de reformulação de uma memória que precede o nascimento do autor. Modiano reconstrói o passado francês ligado ao período da Ocupação Alemã através da atual topografia parisiense: a evocação dos bairros e lugares de Paris e sua frequentação permite aos narradores de Modiano entrarem em contato com o passado e com os personagens que nele habitaram. A presente contribuição propõe uma análise crítica da tradução para o espanhol que María Pino fez para a editora Seix Barral de Dora Bruder ([1997] 2014) de Patrick Modiano para investigar os problemas, deslocação e deslocamentos que se apresentam na hora de traduzir esta topografia da pós-memória (HIRSCH, 1997).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Julia ZAPARART, Universidad Nacional de La Plata

Traductora en lengua francesa y Profesora en Letras (UNLP, Argentina). Ha realizado una maestría en Traducción Literaria en la Universidad de Vincennes-Saint-Denis (Paris 8, Francia) y en Literaturas Francesas en la Universidad de Paris-Sorbonne (Paris IV, Francia). Se desempeña como docente de Literatura francesa contemporánea (UNLP). Actualmente prepara su tesis de doctorado sobre “Traducción literaria y políticas editoriales. Las traducciones de Patrick Modiano y Michel Houellebecq al español” bajo la dirección de la Dra. Ana María Gentile y del Dr. José Luis de Diego. Universidad Nacional de La Plata. Buenos Aires, Argentina.  

Downloads

Publicado

30-04-2019

Como Citar

ZAPARART, María Julia. Patrick Modiano em espanhol: o caso de Dora Bruder. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 8, n. 2, p. 125–133, 2019. DOI: 10.26512/belasinfieis.v8.n2.2019.24383. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/24383. Acesso em: 12 set. 2024.