Fake news no ambiente digital: um fenômeno mercadológico de narrativas populistas nas redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42502

Palavras-chave:

Fake news, Sociedade do conhecimento, Redes sociais, Narrativas populistas, Indústria capitalista

Resumo

Este trabalho tem como finalidade contribuir nos estudos sobre fake news e desinformação na era digital. Com o avanço dos aparatos tecnológicos e as mudanças comunicacionais decorrentes da era pós-industrial, a maneira de obter informação nos espaços digitais se tornam fluidas e comprometedoras. Vivenciamos a sociedade do conhecimento que abre caminho para a produção, disseminação e compartilhamento de conteúdos nas redes sociais impactando a vida e o cotidiano das pessoas que compõem uma sociedade. Nossa pesquisa tem como objetivo identificar e classificar como surgem as fake news nos espaços digitais e de que forma elas contribuem para o crescimento de narrativas populistas conservadoras. O estudo se faz importante por compreendermos que a sociedade da informação é moldada pela circulação das narrativas em rede digital, e por elas contribuírem na percepção social no ambiente democrático. Nosso artigo perpassa por uma metodologia de análise de conteúdo e coleta de dados na rede social Twitter. Para isso, utilizamos o procedimento qualitativo e quantitativo na intenção de identificar e classificar as informações obtidas. A partir da identificação e classificação da fake news na rede social, apresentamos três grupos predominantes: informações descontextualizadas, informações fragmentadas e informações manipuladas. A arquitetura composta por esses elementos nas redes sociais contribui na percepção de uma sociedade que desinforma. Resultados preliminares apontam que apesar das políticas desenvolvidas pelas plataformas digitais impedirem narrativas enganosas ou mesmo que propagam o discurso de ódio nas redes sociais, esse fenômeno acontece por conta da indústria capitalista da informação.

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Biografia do Autor

Aderlon dos Santos Geronimo, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Jornalista e Mestre em Práticas e Produtos Jornalísticos pela mesma instituição. Atualmente pesquisar temáticas relacionadas as fake news, desinformação e tecnologias no campo da CI.

Aurora Cuevas Cerveró, Universidad Complutense de Madrid, Departamento Biblioteconomía y Documentación, Madrid, Espanha

Es profesora titular en el Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Facultad de Ciencias de la Documentación de la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Doctora en Documentación con premio extraordinario por la Universidad Carlos III de Madrid y Licenciada en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense. Directora del Grupo de investigación UCM “Información, Biblioteca y Sociedad”. Ha centrado su actividad docente, investigadora y de innovación y sus publicaciones en los aspectos sociales de la información y las bibliotecas. Ha dirigido numerosos proyectos nacionales e internacionales de investigación y de cooperación al desarrollo enfocados a la ciudadanía, inclusión social y digital así como numerosas tesis y Trabajos Fin de Máster sobre educación, competencias, igualdad, y ciudadanía.

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Ciência da Informação, João Pessoa, PB, Brasil

É docente adjunto no Departamento de Ciência da Informação (DIC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB). Pesquisador em temáticas relacionadas à informação e as tecnologias no contexto da CI.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Geronimo, A. dos S. ., Cuevas Cerveró, A., & Oliveira, H. P. C. de . (2022). Fake news no ambiente digital: um fenômeno mercadológico de narrativas populistas nas redes sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 295–313. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42502