Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35533

Palavras-chave:

Competências infocomunicacionais, Competência em informação, Avaliação da informação, Mídias sociais, Fake news

Resumo

A pesquisa aborda a temática das competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências em informação e em comunicação, convergindo nas competências infocomunicacionais. Aborda o assunto das fake news e sua atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Os objetivos do estudo são: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê de eles as utilizarem; e descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA. Conclui-se que os adolescentes e jovens preocupam-se em validar a informação obtida através das mídias sociais; mas demonstram dubiedade na aplicação dos critérios de avaliação, evidenciando o espaço e a necessidade das competências infocomunicacionais na formação desse público.

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Biografia do Autor

Greison Jacobi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN/UFRGS) e Bibliotecário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora no Departamento de Ciência da Informação (Fabico-UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Jacobi, G., & Borges, J. (2021). Competências infocomunicacionais de adolescentes e jovens utilizadores nas mídias sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 722–741. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.35533

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