A prática da pesquisa documental em Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29608

Palavras-chave:

Documentação. Psicologia. Diplomática. pesquisa.

Resumo

A prática da pesquisa documental tem sido um desafio para diversas áreas do conhecimento, pois para executá-la é preciso observar além do documento e de seu conjunto organizado. A prática de uso da documentação depende de certas condições para sua apropriação enquanto objeto. Para possibilitar a aproximação entre a Psicologia e área de informação por meio da apropriação de registros descreve-se então a caracterização geral da produção científica que marca a construção epistemológica da produção da pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. Com a organização da produção científica decorrentes da formação em nível mais avançado e a análise quantitativa e qualitativa de trabalhos (teses e dissertações), sua distribuição anual e orientadores em 16 anos de Programa, foi possível identificar algumas aproximações epistemológicas de cunho teórico-ontológico. Para essa pesquisa foram analisados 252 trabalhos produzidos por alunos do Programa da universidade. O trabalho se insere numa investigação mais ampla que propõe como desafio um planejamento mais assertivo na formação a partir de estratégias de uso da documentação e das competências em informação para sua disseminação e uso. Para melhor elucidar a questão, abordaremos o papel do documento na compreensão da realidade e sua inserção na formação e prática clínica do psicólogo. Ademais mostraremos como a documentação relaciona-se com a subjetividade humana e seu papel na arquitetura da informação. Dessa forma é possível dar maior visibilidade à documentação e seu papel na pesquisa integrada da Psicologia e Ciência da Informação, contribuindo com informações relevantes nessa aproximação.

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Biografia do Autor

Denise Bacellar Nunes, Universidade de Brasília, Biblioteca Central, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1999), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2007), pós-graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2009), pós-graduação em Redes de Telecomunicações pela Universidade Anhanguera - UNIANHANGUERA (2010), mestrado em Psicologia na Universidade Católica de Brasília - UCB (2016). Atualmente cursa o doutorado em Psicologia na Universidade Católica de Brasília - UCB (2017 - 2021). Servidora de nível E do quadro permanente da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa na área da Epistemologia da Psicologia - Empatia - Competência em Informação/ CoInfo. Atua nas áreas: Competência informacional - Editoração de publicações científicas - Psicologia da Espiritualidade - Epistemologia da Psicologia - Fenomenologia - Magistério.

Elmira Simeão, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí ”“ UFPI, mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro ”“ UFRJ, e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília ”“ UnB. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília.

Ondina Pereira, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1997) e pos-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal. É professora adjunta da Universidade Católica de Brasília. Pesquisa a área de saúde e sua relação com as ciências humanas e a filosofia; a psicanálise e suas relações com a sociedade; epistemologias em psicologia; a psicologia e a interculturalidade; teorias de gênero e feminismo; imagens técnicas e teoria do simulacro; clínica política.

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Nunes, D. B., Simeão, E., & Pereira, O. (2020). A prática da pesquisa documental em Psicologia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 339–359. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29608

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