Comportamento informacional e ansiedade de informação e em discentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo preliminar de sujeitos informacionais em redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53692

Palavras-chave:

Ansiedade informacional, Comportamento informacional, Normose informacional, Redes Sociais

Resumo

A exposição ao excesso informacional, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a conexão com a virtualidade são uma realidade cada vez mais utilizadas no âmbito acadêmico, sobretudo por estudantes, e que, por estes motivos, estão vulneráveis ao fenômeno da ansiedade de informação. Nesse sentido, se traz à tona a possibilidade de identificar comportamentos desencadeadores deste fenômeno em sujeitos informacionais no âmbito dos Programas de Pós-graduação no Brasil. Assim, o problema inicial desta pesquisa é: quais são os principais aspectos no comportamento informacional de discentes de pós-graduação stricto sensu que provocam ansiedade de informação no processo de elaboração da pesquisa? Como objetivo geral, essa pesquisa pretende: avaliar os principais aspectos do comportamento informacional de discentes de pós-graduação stricto sensu que provocam ansiedade de informação no processo de elaboração da pesquisa. Quanto aos procedimentos metodológicos pautar-se-á no monográfico, compreendido no estudo em tela como uma pesquisa documental, na perspectiva dos seus objetivos o nível é descritivo e sua abordagem qualitativa. O universo corresponde aos discentes em nível de pós-graduação em nível stricto sensu. Para compor a amostra, serão analisados os discentes seguidores do perfil “PhD da Deprê” na rede social virtual Instagram. Quanto aos resultados preliminares, é possível observar que o perfil PhD da Deprê é um perfil de caráter humorístico que tem por objetivo usar o humor para relatar com as situações adversas vividas pelos estudantes no âmbito da pós-graduação stricto sensu.  É importante ressaltar que apesar de ter esse viés cômico, o perfil organiza suas publicações de destaque em: relatos, rede de apoio, relatos de depressão. As publicações do feed e reels sempre trazem conteúdos que apontam o estado da saúde mental desses estudantes e nos comentários é possível identificar relatos de estudantes com ansiedade informacional, relatos de normose e normose informacional. Observando esse perfil de rede social virtual e relatos de outros estudantes de pós-graduação stricto sensu, pode-se observar comportamentos normóticos que geram ansiedade informacional demandados pelos orientadores, pelos próprios programas de pós-graduação e em determinado grau, do próprio estudante que é condicionado a esse comportamento normótico imposto pelo ambiente acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Leitão Leal, Débora Leitão Leal Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2010), Especialização em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela Fundação Visconde de Cairu (2013), Especialização em Educação à Distância pela Fundação Visconde de Cairu (2021), Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (2016), Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFBA (2023-2026). Revisora dos periódicos: Cairu em Revista (2011 - atual), Revista de Iniciação Científica - RIC Cairu (2014 - atual), Logeion (2021 - atual), P2P Inovação (2021 - atual), Asklepion (2021 - atual), Biblos (2022 - atual), Momento - Diálogos em Educação (2021 - atual). Membro do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB5) (2015 - 2017). Membro do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI); Membro do Grupo de Estudos: Laboratório de estudos em Representação do conhecimento, Competências e comportamento em informação, e Recuperação da informação em meio digital (Lab-Recrie). Atualmente é Professora Assistente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

José Carlos Sales dos Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Poeta, músico e professor adjunto (dedicação exclusiva), lotado no Departamento de Documentação e Informação (DDI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA). Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) - 2023-2025. Doutor e Mestre em Ciência da Informação do PPGCI/UFBA (bolsista FAPESB); Pós-Graduado em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/EAUFBA), Graduado em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA) e Graduando em Psicologia pela Universidade Salvador (Unifacs). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório de Práticas em Psicologia e Ciência da Informação (LAPCI). Vice-Presidente da Liga Acadêmica em Psicopatologia na Contemporaneidade. Supervisor da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Informação e Saúde (ICI/UFBA). Desenvolveu atividades de docência e tutoria na Superintendência de Educação a Distância (SEAD/UFBA). Pesquisa temáticas relacionadas ao: comportamento informacional humano, sujeitos informacionais, necessidades de Informação, ansiedade e normose informacionais, informação e saúde mental, mediação e circulação da informação e apropriação da informação.

Referências

Alves, E. N. P.; Bezerra, S. F.; Sampaio, D. A. Ansiedade de informação e normose: as síndromes da sociedade da informação. Biblionline, v. 11, n. 1, p. 130-139, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16494 Acesso em: 19 ago. 2023.

Andrade, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Balbinotti, Stheve; Moura, Ana Maria Mielniczuk de. Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no emancipa da unidade centro histórico de porto alegre. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação RICI, Brasília, v. 14, n. 1, p. 171-193, jan. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/download/31376/28751/93756. Acesso em: 13 jun. 2023.

Costa, Marco Antonio F. da; Costa, Maria de Fátima Barrozoda. Projeto de Pesquisa: entenda e faça. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Fernandes, Brisa. Normose - A Patologia da Normalidade. 2019. Disponível em: https://maitriinstitutodepsicologia.wordpress.com/2019/08/17/normose-a-patologia-da-normalidade/ Acesso em: 19 ago. 2023.

Cornella, Alfons. Infoxicación. 2013. Disponível em: https://alfonscornella.com/2013/10/02/infoxicacion/ Acesso em: 19 ago. 2023.

Lewis, David. Dying for information? A report on the effects of information overload in the UK and worldwide. 1998. Disponível em: http://www.ukoln.ac.uk/services/papers/bl/blri078/content/repor~13.htm#:~:text=In%20October%201996%2C%20Reuters%20conducted,and%20implications%20of%20this%20research Acesso em: 19 ago. 2022.

Gasque, K. C. G.; Costa, S. M. de S. Evolução teórico-metodológica dos estudos de comportamento informacional de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, 2010. DOI: 10.18225/ci.inf.v39i1.1285. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1285 Acesso em: 17 ago. 2023.

Gil, Carlos, A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa, 6. Ed. São Paulo, Atlas, 2017.

Han, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2019.

Pires, E. A. de N. Comportamento informacional e processo de busca da informação: bases fundamentais para pesquisa científica. Revista ACB, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 288–307, 2012. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/845 Acesso em: 17 ago. 2023.

Souza, Renato Santos de. Normose Acadêmica: como superar a doença da normalidade na universidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, p. 451-474, out. 2019. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/WvmZB7X3mN4chHTHx8PdpNm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 19 ago. 2023.

Weil, Pierre. A normose informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 61-70, ago. 2000. IBICT. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652000000200008 Acesso em: 19 ago. 2023

Weil, Pierre; Leloup, Jean-Yves; Crema, Roberto. Normose: a patologia da normalidade. Petrópolis: Vozes, 2014

Wilson, Thomas. Human Information Behavior. Informing Science, v. 3, n. 2, p. 49-55, Jan. 2000. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf Acesso em: 16 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Leal, D. L., & Santos, J. C. S. dos. (2024). Comportamento informacional e ansiedade de informação e em discentes de pós-graduação stricto sensu: um estudo preliminar de sujeitos informacionais em redes sociais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 266–280. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)