Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos

Autores

  • Ernani Rufino dos Santos Junior Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Acesso livre;, Comunicação científica;, Repositório digital;, Repositório institucional

Resumo

A filosofia do acesso livre ao conhecimento científico surgiu da dificuldade das bibliotecas universitárias de todo mundo em manter atualizadas as assinaturas das coleções de periódicos científicos. Os repositórios institucionais são uma das ferramentas que se mostram como alternativa para a comunicação da Ciência livre de barreiras de acesso. A pesquisa tem por objetivo verificar quais são as perspectivas futuras das atuais políticas de implementação de repositórios institucionais de acesso livre no Brasil na opinião de especialistas na área, tendo como base a análise do estado da arte das implementações de Repositórios Institucionais no Brasil. Neste trabalho, a pesquisa é dividida em três etapas: a primeira consiste na coleta de dados descritivos dos repositórios institucionais da Universidade de Brasília (RIUnB) e do Superior Tribunal de Justiça (BDJur-STJ); já na segunda etapa de pesquisa, procede-se à consulta aos especialistas indagando-os acerca da situação atual das implementações de repositórios institucionais no Brasil; e, por fim, na terceira etapa de pesquisa consultamos estes mesmos especialistas sobre os desdobramentos futuros destas políticas no País. Utilizamos da técnica Delfos de pesquisa, onde os especialistas são consultados através de questionários constituídos de perguntas abertas, possibilitando assim chegar a um consenso das opiniões no final da pesquisa. Como resultado da pesquisa, é elaborado um quadro com a tabulação das respostas dos especialistas consultados revelando o panorama das perspectivas futuras das implementações de repositórios institucionais no Brasil na opinião dos especialistas que fazem parte da nossa amostra de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Rufino dos Santos Junior, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Biblioteconomia (2006) e Mestre em Ciência da Informação (2010) pela Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília (FCI / UnB), DF, Brasil. É Analista Legislativo - Bibliotecário - da Câmara dos Deputados. Trabalha no Centro de Documentação e Informação (Cedi), lotado na Seção de Gestão do Acervo (Seace) da Coordenação de Biblioteca (Biblioteca Pedro Aleixo). É Chefe da Seace desde abril de 2013.

Downloads

Como Citar

Santos Junior, E. R. dos. (2015). Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 89. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1977

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações