Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.22032Palavras-chave:
competência em informação, competência leitora, biblioteca universitária, sociedade da informaçãoResumo
Diante daquilo que tem sido registrado no Brasil pela Ciência da Informação sobre competência em informação e perante a escassez de programas de formação de competências em Universidades, apresenta-se como objetivo compartilhar um processo de planejamento desse tipo de programa compreendendo bibliotecários, docentes e discentes envolvidos em ações universitárias. Para tanto, realizou-se um levantamento de artigos científicos em bases de dados de periódicos online, considerando a importância da competência em informação e competência leitora em diferentes espaços de (in)formação e educação, como bibliotecas universitárias, escolares e públicas. Como considerações iniciais e não apenas finais, percebeu-se a importância de envolver em programas de formação profissionais que atuam em diferentes espaços de formação da competência em informação, como bibliotecas universitárias, públicas e escolares. A Universidade torna-se, por conseguinte, uma instituição importante em um contexto de formação de redes colaborativas, ao receber a contribuição de profissionais de diversas áreas que possibilitem o planejamento, implementação e execução de programas de competência em informação que também incluam a competência leitora, possibilitando o desenvolvimento de habilidades informacionais e capacidades de leituras mais especificamente, em estudantes e docentes, de modo a fortalecer os processos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade interna e externa.
Downloads
Referências
ALCARÁ, Adriana Rosecler; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação e desenvolvimento da compreensão de leitura em universitários. Estudos de Psicologia, v. 32, p. 63-73, 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/html/3953/395351948006/>. Acesso em: 28 fev. 2018.
ALCARÁ, Adriana Rosecler; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação em universitários. Psico, Porto Alegre, v. 44, p. 411-420, 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12258/10416>. Acesso em: 27 mar. 2018.
ALMEIDA, Regina Oliveira de. Mediação e letramento informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 4, p. 1-20, 2016. Disponível em: <http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v4_n2/racin_v4_n2_artigo01.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.
ALVES, Mirian Ferreira; SUAIDEN, Emir José. Bibliotecas públicas e letramento informacional. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, p. 214-241, 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/54761/37095>. Acesso em: 16 mar. 2018.
AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Contribuições dos letramentos digital e informacional na sociedade contemporânea. Transinformação, Campinas, v. 29, p. 163-173, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862017000200163&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 16 mar. 2018.
CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SOUSA, Laiana Ferreira de. Leitura, letramento digital e competência em informação. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, p. 1-12-12, 2016. Disponível em: <http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2016/09/Art38-ano8-vol17-dez2016.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Objetos de Aprendizagem para o Letramento Informacional. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/2418> Acesso em: 16 mar. 2018.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, p. 22-37, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652011000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 16 mar. 2018.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Desafios Educacionais para implementação do letramento informacional na Educação Básica. Educação em Revista, v. 26, p. 41-56, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 16 mar. 2018.
GERLIN, Meri Nadia Marques Gerlin. Produção de competência leitora em espaços tempos de informação, educação e cultura. In: SEMINÁRIO HISPANO BRASILEÑO: INVESTIGACIÓN EN INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y SOCIEDAD, 2017, Aracaju, SE. Anais eletrônicos... Aracajú, SE: EDUNIT, 2017. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/simeduc/article/view/8628/2891>. Acesso em: 1 mar. 2018.
GERLIN, Meri Nadia Marques Gerlin. Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade. Brasília: Universidade de Brasília, FCI UnB, 2018.
GERLIN, Meri Nadia Marques; SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares. Modelo de rede colaborativa baseado nas competências em informação e narrativa. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2018.
MATA, Marta Leandro da. Aspectos da avaliação da competência informacional em instituições de ensino superior. Em questão, Porto Alegre, v. 18, n.1, p. 141-154, jan./jun. 2012. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/22081/19795> Acesso em: 30 ago. 2018.
ZINN, Alexandra César; GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. A construção de um programa de letramento informacional e arte educação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 15, n. 1, p. 171-188, jan. 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646067>. Acesso em: 16 mar. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.