Tratamento descritivo e temático da informação: recomendações para estudos sobre aspectos semióticos na criação de registros bibliográficos

Autores

  • Daniela Majorie Akama dos Reis Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Zaira Regina Zafalon Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8428

Palavras-chave:

catalogação de assuntos, catalogação de forma, registro bibliográfico, semiótica

Resumo

A criação de registros bibliográficos é um processo fundamental em bibliotecas, pois assim os profissionais da informação proporcionam o acesso aos documentos de um acervo por meio de um catálogo. A análise de domínio e dos aspectos semióticos são aspectos importantes a serem considerados durante a leitura documentária. Esta pesquisa apresenta caminhos diferenciados para o estudo da catalogação de forma e de assunto sob um viés semiótico. A catalogação de forma e de assunto exigem o contato com o documento, o que requer processos interpretativos complexos por parte dos profissionais. São exibidas duas pesquisas sobre a catalogação com diferentes enfoques teóricos sobre a semiótica. Os modelos apresentados ilustram a relação do tema com o tratamento da informação. Ao considerar os aspectos apresentados neste estudo teórico é possível categorizar como o profissional se comporta em contato com os documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Majorie Akama dos Reis, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (concluído em 2009) com bolsa CNPq - PIBIC; Mestre em Ciência da Informação na UNESP (dissertação defendida em agosto de 2012) com bolsa financiada pela FAPESP; Doutoranda em Ciência da Informação na UNESP ; Atua nos seguintes temas: Análise de assunto, Indexação, Catalogação de assunto, Estrutura textual do livro e aspectos Semióticos na Análise de Assunto.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1992 e realizou os concursos de Livre Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentária Alfabéticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília em 2003 e de Titular em Leitura Documentária e Indexação em 2010. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da UNESP na linha de pesquisa "Produção e Organização da Informação" com enfoque na Indexação e Linguagens de Indexação. Na Pós-Graduação é docente credenciada como orientadora e pesquisadora atuando na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação? do Programa em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP. Como Pesquisadora atua nos Grupos de Pesquisa "Análise Documentária" (líder desde 1993), TEMMA (membro desde 1993) e "Organização do conhecimento para recuperação da informação" (membro desde 2006). Desenvolve atividades de pesquisa na UNESP com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1C. É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB e do Capítulo Brasileiro da International Society for Knowledge Organization ISKO, no Brasil e no exterior da International Society for Knowledge Organization ISKO. É autora do livro PRECIS na língua portuguesa: teoria e prática de indexação. Profissionalmente atuou como Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP de abril de 1999 a janeiro de 2005. Foi Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília (2008/2012); Membro da Comissão Permanente de Avaliação da UNESP; Membro do Conselho Editorial de Periódicos Científicos da UNESP, Assessora do Gabinete do Reitor da UNESP para assuntos de Biblioteca e Vice-Coordenadora do PPGCI da UNESP- Campus de Marília. Atualmente é Pró-Reitora de Extensão Universitária da UNESP, Assessora do Comitê de área de Comunicação, Artes e Ciência da Informação do CNPq, Membro da International Society of Knowledge Organization -ISKO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB. É parecerista ad hoc de agências de fomento e participa como revisora e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP (1980), mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983), doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP (1994) e livre-docente em Catalogação pela UNESP (2010). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa ? Novas Tecnologias em Informação (GP-NTI). Desenvolve suas pesquisas nas temáticas: Metadados, Catalogação e Tecnologias, Intersemiose Digital, Redes de Informação, Mapa do Conhecimento Humano. Pesquisadora CNPq, coordenadora do GT8 - Informação e Tecnologia, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - Ancib. Editora da revista Informação & Tecnologia (Itec), membro do corpo editorial das revistas Brazilian Journal of Information Science: research trends e Revista Eletrônica Informação e Cognição. Parecerista ad hoc de agências de fomento e de periódicos científicos, participa como revisora e como membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). Atua como docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais - GPTAI (UFSCar), pesquisa no Núcleo de Estudos em Tecnologias de Organização e Representação de Informações - NeTORI (UFSCar) e no Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), da Associação Brasileira de Profissionais da Informação (ABRAINFO), da Sociedade Brasileira para a Organização do Conhecimento (ISKO-Brasil) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação. São temas de seu interesse e de pesquisa: Catalogação e catalogação automatizada; Metadados, padrões e estruturas de representação da informação, Formato MARC21, BIBFRAME, DublinCore, AACR2r, RDA; Automação e softwares em unidades de informação; Intercâmbio e conversão de dados; Aspectos teóricos e conceituais de catalogação, sintaxe e semântica de registros bibliográficos. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos para o Formato MARC21 Bibliográfico.

Referências

ALMEIDA, C. C.; FUJITA, M. S. L.; REIS, D. M. dos. Peircean Semiotics and Subject Indexing: Contributions of Speculative Grammar and Pure Logic. Knowledge Organization: International Journal devoted to Concept Theory, Classification, Indexing and Knowledge Representation, v. 40, n. 4, p.225-243, 2013.

CHANDLER, D. Semiotics for beginners. Oxford: Routledge, 2004.

DIAS, E. W., NAVES M. M. L., MOURA, M. A. O usuário-pesquisador e a análise de assunto. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 205 - 221, jul./dez. 2001.

FIUZA, M. M. O ensino da Catalogação de assunto. Revista da Escola de Biblioteconomia UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 14, p.257-269, set. 1985.

FRIEDMAN, A. Semiotics and Knowledge Organization. In: SMIRAGLIA, R. P. Cultural Frames of knowledge. Wisconsin-Milwaukee: Ergon, 2012. p. 125-135.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. A leitura documentária na perspectiva de suas variáveis: leitor-texto-contexto. Datagramazero Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, 2004.

GLUSHKO, R. J. (Ed.). The discipline of organizing. Cambridge, MA: MIT Press, 2013.

GUIMARÃES, J. A. C. A dimensão teórica do tratamento temático da informação e suas interlocuções com o universo científico da International Society for Knowledge Organization (ISKO). Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 1, n. 1, p. 77-99, 2008.

GUIMARÃES, J. A. C. Abordagens teóricas em tratamento temático da informação: catalogação de assunto, indexação e análise documental. In: GARCÃA MARCO, Francisco Javier. (Org.). Avances y perspectivas en sistemas de información y de documentación. Zaragoza: Prensas Universitárias de Zaragoza, 2009, p. 105-117.

HJØRLAND, B. Domain analysis in information science: eleven approaches-traditional as well as innovative. Journal of Documentation, v. 58, p. 422-462, 2002.

MAI, J-E. The concept of subject in a semiotic light. In: SCHWARTS, C.; RORVIG, M. (ed.). Digital collections: implications for users, funders, developers and maintainers. Medford, NJ: Information Today, 1997a. p. 54-64. (Proceedings of the ASIS Annual Meeting; 34).

MAI, J-E. The concept of subject: on problems in indexing. In: McILWAINE, I. C. (ed.). Knowledge organization for information retrieval: 6th International Study Conference on Classification Research. The Hague: FID, 1997b. p. 60-67. (FID, n. 716).

MAI, J-E. Semiotics and indexing: na analysis of the subject indexing process. Journal of Documentation, v. 57, n. 5, p. 591-622, 2001.

MAI, J-E. Analysis in indexing: document and domain centered approaches. Information Processing and Management: An International Journal, Nova York, v. 41, p. 599-611, Feb. 2004a.

MAI, J-E. The role of domains, documents, and decisions in indexing. Advances in Knowledge Organization, Washington, v. 9, p. 207-213, 2004b.

REIS, D. M. dos. A importância da observação da estrutura textual durante a catalogação de assunto de livros científicos em bibliotecas universitárias: uma análise realizada a partir da técnica de Protocolo Verbal. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/handle/11449/93675. Acesso em: 15 fev. 2016.

SMIRAGLIA, R. P. Epistemology of Domain Analysis. In: SMIRAGLIA, R. P. Cultural Frames of knowledge. Wisconsin-Milwaukee: Ergon, 2012. p. 111-123.

THELLEFSEN, T. Semiotic Knowledge Organization: theory and method development. Semiótica, v. 142, p. 71-90, 2002.

THELLEFSEN, T. L.; BRIER, S.; THELLEFSEN, M. L. Problems concerning the process of subject analysis and the practice of indexing. Semiótica, S.l, v. 1, n. 144, p.177-218, abr. 2003. Disponível em: www.academia.edu/477312/Problems_concerning_the_process_of_subject_analysis_and_the_practice_of_indexing_A_semiotic_and_semantic_approach_towards_user_oriented_needs_in_ Acesso em: 26 jul. 2016.

WIKIPEDIA. Ring of Fire (song). 2017. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Ring_of_Fire_(song) Acesso em: 14 set. 2017.

ZAFALON, Z. R. Scan for MARC: princípios sintáticos e semânticos de registros bibliográficos aplicados à conversão de dados analógicos para o Formato MARC21 bibliográfico. 2012. 169 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/Zafalon,%20Z.R._doutorado_C.I._2012.pdf Acesso em: 18 fev. 2016.

Downloads

Publicado

2018-02-01

Como Citar

Reis, D. M. A. dos, Fujita, M. S. L., Santos, P. L. V. A. da C., & Zafalon, Z. R. (2018). Tratamento descritivo e temático da informação: recomendações para estudos sobre aspectos semióticos na criação de registros bibliográficos. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 42–58. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8428

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.