Normose e ansiedade informacional pós pandemia
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.54285Palavras-chave:
Normose, Ansiedade informacional, PandemiaResumo
Na busca pela compreensão do comportamento informacional dos estudantes no cenário pós pandêmico, a pesquisa teve como o objetivo destacar a importância da Saúde mental dos estudantes de Arquivologia e discorrer sobre as Normoses encontradas no ambiente acadêmico, durante a graduação do bacharelado, que podem ser minimizadas por meio da sua identificação. E, através de um instrumento de pesquisa aplicado entre dez estudantes matriculados na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) através de um estudo de caso a luz de autores que discutem o assunto atualmente. Trazer contribuições para que estudantes e profissionais possam delinear novas pesquisas pertinentes a carga mental adquirida durante a jornada acadêmica. E também ter uma aproximação multidisciplinar entre a Ciência da Informação e a Psicologia onde as duas áreas possam dialogar com o objetivo de permitir e auxiliar nas relações saudáveis.
Downloads
Referências
Organização Mundial da Saúde OMS. Saúde mental depende do bem-estar físico e social, diz OMS em dia mundial. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/oms-divulga-informe-mundial-de-saude-mental-transformar-a-saude-mental-para-todos/>. Acesso em 27 de jun. 2023.
Shedroff, Nathan. Formas de Ansiedade da Informação. In Wurman, Richard Saul. A ansiedade de informação 2: Um guia para quem comunica e dá instruções, São Paulo: Editora De Cultura, 2005. p 15
SILVA, Luciana Dias e SANTOS, Jose Carlos Sales dos. Informação, Saúde e Universidade: A normose acadêmica e ansiedade informacional entre discentes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia- Trabalho de Conclusão de Curso, 2023.
Souza, Renato Santos de. Normose Acadêmica: como superar a ‘doença da normalidade’ na Universidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 24, n. 2, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/aval/a/WvmZB7X3mN4chHTHx8PdpNm/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 15 de março de 2023.
Weill, Pierre. A normosidade Informacional. Ciência Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 61-70, maio/ago. 2000. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ci/a/wx45x8C8wdjJd9TvcsdxkKN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 23 de nov. 2022.
Wurman, Richard Saul. A era do também. In A ansiedade de informação 2: Um guia para quem comunica e dá instruções. São Paulo. Editora de Cultura, 2005. 328 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana Dias Silva, Fabiana Costa Lavigne, José Carlos Sales dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.