Interdisciplinariedad y alfabetización informacional - una investigación-acción en el curso técnico en seguridad laboral del Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, en la modalidad de aprendizaje a distancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622

Palabras clave:

Educación profesional, Educación a distancia, Interdisciplinariedad, Alfabetización informacional, Seguridad del trabajo, Tecnologías de la información y comunicación

Resumen

La educación profesional y tecnológica, así como la educación a distancia tIene su idiosincrasia y, por lo tanto, se utilizó la investigación-acción en la comprensión del contexto en el curso técnico en seguridad laboral del Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, en la modalidad de aprendizaje a distancia. La Interdisciplinariedad y alfabetización informacional compusieron los ejes transversales de la práctica pedagógica materializada en la estrategia pedagógica del proyecto integrador como producto educacional. Para eso, se investigaron las percepciones de los profesores y alumnos en el contexto de enseñanza y aprendizaje estudiado y, además, se ha desarrollado un inventario y una evaluación de los proyectos integradores realizados en el curso. Al final del trabajo, fue posible percibir el desarrollo de la alfabetización informacional de los estudiantes a través de una propuesta interdisciplinar mediada por el uso de tecnologías digitales de información y comunicación, como la plataforma Moodle, el Google Drive y el blog.

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Biografía del autor/a

Jéssica Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Possui graduação em Engenharia Química (2012) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2015), ambas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Experiência profissional em consultoria e estudos de análise e gerenciamento de risco. Condução de estudos que contemplaram uma extensa identificação dos principais cenários de acidentes, identificação de barreiras de segurança de processo e sua integridade, análises qualitativas, semiquantitativas e quantitativas de risco (APP, HAZOP, LOPA, Árvores de Falhas, Análise de Vulnerabilidade e AQR). Atuação como docente em gestão em segurança do trabalho, análise de riscos, ergonomia e práticas em segurança do trabalho em cursos da educação profissional.

Marcelo de Faria Salviano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professor do Instituto Federal de Brasilia (IFB), graduado com dupla habilitação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas (2005), mestre em Biologia Animal (2008) e doutor  em Ciências do Comportamento (2013), todos realizados pela Universidade de Brasília. Experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em ciências do comportamento animal. Professor de biologia desde 2002, atuando no presente momento no ensino médio, técnico, superior e pós-graduação. 

Veruska Ribeiro Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1997). É especialista em língua portuguesa (2002) pelo Uniceub. É também especialista em Educação para a Diversidade e a Cidadania (2014) e em Gestão de Políticas Públicas de Raça e Gênero (2016). Mestre (2005) e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2010). Atuou como docente nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e em cursos de licenciatura de Letras e de Pedagogia. Exerceu a função de técnica em assuntos educacionais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e hoje atua no Instituto Federal de Brasília na formação de professores e como docente de Língua Portuguesa. É também docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, atuando na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente se dedica à investigação das seguintes temáticas: i) concepções de leitura subjacentes a avaliações de larga escala, ii) estratégias pedagógicas e processos avaliativos desenvolvidos na educação profissional técnica de nível médio, iii) (multi)letramento(s) e a formação de professores.

Citas

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Publicado

2021-10-08

Cómo citar

Lima, J. S., Salviano, M. de F., & Machado, V. R. (2021). Interdisciplinariedad y alfabetización informacional - una investigación-acción en el curso técnico en seguridad laboral del Instituto Federal de Brasília, campus Ceilândia, en la modalidad de aprendizaje a distancia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 644–664. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622

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