Educação em informação: abordagens e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v18.n3.2025.58896

Palavras-chave:

Educação em informação, Pensamento crítico, Competência crítica em informação, Pedagogia crítica

Resumo

Este artigo discute a abordagem e as estratégias para a educação em informação, focando na formação crítica e criativa para enfrentar desafios infocomunicacionais contemporâneos, como a desinformação. A partir de uma experiência empírica realizada em 2024 com indivíduos das áreas de Informação e Comunicação, utilizou-se metodologia quali-quantitativa, incluindo questionários e entrevistas com grupo focal. Os resultados indicam que a abordagem mais aderente ao contexto atual é a crítica, na qual além de ensinar as pessoas a fazer coisas, elas são estimuladas a refletir sobre o sentido dessa aprendizagem e como podem utilizá-la para produzir mudanças em seu contexto. O artigo ainda apresenta resultados quanto ao conteúdo, aos recursos didáticos e às estratégias de aprendizagem mais adequadas a uma proposta de educação em informação. Conclui-se que a educação em informação é um campo promissor para o enfrentamento dos desafios infocomunicacionais contemporâneos, especialmente no que tange à desinformação e à superficialidade no consumo de conteúdos digitais.

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Biografia do Autor

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Porto Alegre, RS, Brasil

Jussara Borges é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Carlos III de Madrid (2016), bem como na Universidad de Huelva (2024). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e docente na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Carolayne Barros, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de Biblioteconomia, Porto Alegre, Rs, Brasil

Carolayne é graduanda de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi bolsistas de iniciação científica CNPq-UFRGS

Rodrigo Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Graduando em Jornalismo e bolsista de iniciação tecnológica (Sedetec-UFRGS)

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

Borges, J., Barros, C., & Flores, R. (2025). Educação em informação: abordagens e estratégias. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 18(3), 531–549. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n3.2025.58896

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