Educação em informação: abordagens e estratégias
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v18.n3.2025.58896Palavras-chave:
Educação em informação, Pensamento crítico, Competência crítica em informação, Pedagogia críticaResumo
Este artigo discute a abordagem e as estratégias para a educação em informação, focando na formação crítica e criativa para enfrentar desafios infocomunicacionais contemporâneos, como a desinformação. A partir de uma experiência empírica realizada em 2024 com indivíduos das áreas de Informação e Comunicação, utilizou-se metodologia quali-quantitativa, incluindo questionários e entrevistas com grupo focal. Os resultados indicam que a abordagem mais aderente ao contexto atual é a crítica, na qual além de ensinar as pessoas a fazer coisas, elas são estimuladas a refletir sobre o sentido dessa aprendizagem e como podem utilizá-la para produzir mudanças em seu contexto. O artigo ainda apresenta resultados quanto ao conteúdo, aos recursos didáticos e às estratégias de aprendizagem mais adequadas a uma proposta de educação em informação. Conclui-se que a educação em informação é um campo promissor para o enfrentamento dos desafios infocomunicacionais contemporâneos, especialmente no que tange à desinformação e à superficialidade no consumo de conteúdos digitais.
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