Interdisciplinarity and information literacy - an action research in the occupational safety technical course at Federal Institute of Brasília, campus Ceilândia, in distance education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622

Keywords:

Technical education, Distance education, Interdisciplinarity, Information literacy, Occupational safety, Information and communication technologies

Abstract

Technical and vocational education and distance education have their characteristics, and for this reason, an action research was carried out to understand the context of the technical course in occupational safety at Federal Institute of Brasília, campus Ceilândia, in distance education. Interdisciplinarity and information literacy were the transversal axes of the pedagogical practice materialized in the integrative project. For this, the perceptions of teachers and students were researched and, in addition, an inventory and evaluation of the integrative projects of the course was made. At the end of the work, it was possible to perceive the development of students' information literacy through an interdisciplinary proposal using information and communication technologies, such as the Moodle platform, Google Drive and the blog.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jéssica Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Possui graduação em Engenharia Química (2012) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2015), ambas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (2020) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Experiência profissional em consultoria e estudos de análise e gerenciamento de risco. Condução de estudos que contemplaram uma extensa identificação dos principais cenários de acidentes, identificação de barreiras de segurança de processo e sua integridade, análises qualitativas, semiquantitativas e quantitativas de risco (APP, HAZOP, LOPA, Árvores de Falhas, Análise de Vulnerabilidade e AQR). Atuação como docente em gestão em segurança do trabalho, análise de riscos, ergonomia e práticas em segurança do trabalho em cursos da educação profissional.

Marcelo de Faria Salviano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Professor do Instituto Federal de Brasilia (IFB), graduado com dupla habilitação (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Biológicas (2005), mestre em Biologia Animal (2008) e doutor  em Ciências do Comportamento (2013), todos realizados pela Universidade de Brasília. Experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em ciências do comportamento animal. Professor de biologia desde 2002, atuando no presente momento no ensino médio, técnico, superior e pós-graduação. 

Veruska Ribeiro Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Possui graduação em Letras pela Universidade de Brasília (1997). É especialista em língua portuguesa (2002) pelo Uniceub. É também especialista em Educação para a Diversidade e a Cidadania (2014) e em Gestão de Políticas Públicas de Raça e Gênero (2016). Mestre (2005) e doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2010). Atuou como docente nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e em cursos de licenciatura de Letras e de Pedagogia. Exerceu a função de técnica em assuntos educacionais na Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e hoje atua no Instituto Federal de Brasília na formação de professores e como docente de Língua Portuguesa. É também docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, atuando na linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Atualmente se dedica à investigação das seguintes temáticas: i) concepções de leitura subjacentes a avaliações de larga escala, ii) estratégias pedagógicas e processos avaliativos desenvolvidos na educação profissional técnica de nível médio, iii) (multi)letramento(s) e a formação de professores.

References

ARAÚJO, R. M. de L.; FRIGOTTO, G. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, Natal, v. 52, n.38, p. 61-80, 2015.

BABBIE, E. Métodos de Pesquisas em Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

CAMPELLO, B. A competência informacional na educação para o século XXI. In: CAMPELLO, CARVALHO, B.; CONCEIÇÃO, M.; ANDRADE, M.E.A et.al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, p. 9-11. 2002.

CAREGNATO, S. E. O Desenvolvimento de Habilidades Informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 47-55, 2000.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual - Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. São Paulo: Artimed Editora, 2010.

BADKE, W. Foundations of Information Literacy: Learning from Paul Zurkowski. Online, v. 34, n. 1, p. 48-50, 2010.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.

DUDZIAK, E. A. Competência informacional: análise evolucionária das tendências da pesquisa e produtividade científica em âmbito mundial. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. 2, p. 1-22, jul./dez. 2010.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade - transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é a interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. 6. ed. São Paulo: Edições Loiola, 2011.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional, Ciência da Informação, Brasília, v. 39 n. 3, p.83-92, set./dez., 2010.

GASQUE, K. C. G. D. Letramento Informacional – pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Editora FCI/UnB, 2012.

GASQUE, K. C. G. D. Manual do letramento informacional: saber buscar e usar a informação. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, 2020.

GRIZZLE, A.; MOORE, P.; DEZUANNI, M. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, Cetic.br, 2016.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

MATOS, J.; FERREIRA, K. A filosofia de Dewey e o letramento informacional: pensamento reflexivo e crescimento na conquista do ‘aprender a aprender’. Ciência Da Informação, Brasília, v. 45, n. 1, p. 25-40, jan./abr. 2016.

MORAN, J. M. As mídias na educação. In: Desafios na Comunicação Pessoal. 3. ed. São Paulo: Paulinas, p. 162-166, 2007.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Desafios da transdisciplinaridade e da complexidade. In: AUDY, J. L.; MOROSINI, M. C. (Orgs.). Inovação e interdisciplinaridade na universidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

OLIVEIRA, L. R. Alfabetização informacional na sociedade da informação. 1997. Tese (Mestrado em educação na especialidade de Tecnologia Educativa) - Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, 1997.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes, Liinc Em Revista, v. 1, n. 1, p. 3 -15, 2005.

POSSOBON, K.; BINOTTO, S.; XAVIER, A. et al. Alfabetização Informacional: um estudo do nível de competências dos calouros do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2005, Curitiba. Anais[...] Curitiba: FEBAB, 2005.

PRENSKY, M. Nativos digitais, Imigrantes digitais. 2001. Disponível em: < http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf> Acesso em 30 Jun. 2020.

RAMOS, M. A educação profissional pela Pedagogia das Competências: para além da superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 405-427, 2002.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008. Disponível em <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf >. Acesso em 28 Mar. 2020.

RIBEIRO, L. Uma experiência de letramento informacional e midiático na educação. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília. Brasília, 2016.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTOS, C. A. dos. Competência em Informação na formação básica dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado em Filosofia e Ciências) – UNESP, Marília, 2017.

SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos, Revista Brasileira de Educação, Rio de janeiro, v. 12 n. 34, jan./abr. 2007.

SIBILIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

TRINDADE, D. Interdisciplinaridade: Um novo olhar sobre as ciências. In: FAZENDA, I. (Org.). O que é a interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Published

2021-10-08

How to Cite

Lima, J. S., Salviano, M. de F., & Machado, V. R. (2021). Interdisciplinarity and information literacy - an action research in the occupational safety technical course at Federal Institute of Brasília, campus Ceilândia, in distance education. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 644–664. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.32622