Estructura estratégica del campo científico de la Alfabetización Informacional (ALFIN) en Brasil: integrando redes e instituciones.

Autores/as

  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil
  • Regina Celia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Fabiene Castelo Branco Diógenes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil
  • Eny Marcelino Nunes Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil
  • Cecília Leite Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.21769

Palabras clave:

alfabetización informacional. alianzas públicas y privadas. redes de información.

Resumen

Se busca resaltar los principales estudios y vivencias involucrando el campo científico que se refiere al escenario actual de la alfabetización informacional: evidencia e importancia de los estudios e investigaciones en el campo de la Ciencia de la Información en Brasil y en el mundo, el papel de las alianzas nacionales e internacionales, en el desarrollo de la ciencia y acciones conjuntas de las redes de instituciones, tales como: el Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología, Universidad Estadual Paulista, Universidad de Brasilia y la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Ciencia de la Información. Para ilustrar la relevancia y actualidad del tema se presentan las experiencias vivenciadas con esas alianzas, ya que se ocupan de prácticas y lecciones aprendidas con el acceso y uso de la información bajo la óptica del ALFIN, evidenciando la construcción de conocimiento y su aplicación con intervención en la intervención la realidad social, destacándose la forma interactiva en que actúan en cualquier dimensión de la enseñanza y el aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), com especialização em design gráfico (ESPM-RJ). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da série Tempus e é editora da revista Tempus, actas e Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva e inclusão digital.

Regina Celia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1966), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1972), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UNESP-Marília, integrante da Linha de Pesquisa " Gestão, Mediação e Uso da Informação" e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (UNESP-Bauru), integrante da Linha de Pesquisa " Gestão Midiática e Tecnológica ".Tem experiência na área de Ciência da Informação e Comunicação, com ênfase em: Gestão da Qualidade em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação e midiática, bibliotecas universitárias, gestão da informação, sociedade do conhecimento.

Fabiene Castelo Branco Diógenes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Eny Marcelino Nunes, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Tecnologista de Informação do
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Cecília Leite, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasil.

Citas

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Publicado

2019-01-08

Cómo citar

Simeão, E. L. M. S., Belluzzo, R. C. B., Diógenes, F. C. B., Nunes, E. M., & Leite, C. (2019). Estructura estratégica del campo científico de la Alfabetización Informacional (ALFIN) en Brasil: integrando redes e instituciones. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 440–453. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.21769