Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37624

Palavras-chave:

Competência em informação, Bibliometria, Análise sistêmica

Resumo

O desenvolvimento da Competência Crítica em Informação fundamentada na Teoria Crítica da Informação e Pedagogia Crítica, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico frente às demandas informacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo elaborar um panorama da evolução e perspectivas da Competência Crítica em Informação no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação sobre Competência Crítica em Informação. A análise foi desenvolvida em duas etapas, a primeira por meio da análise bibliométrica e a segunda pela análise sistêmica. A ferramenta utilizada para apresentação dos dados foi o VOSviewer, em que foram geradas as redes de autoria, coautoria, coocorrência de palavras-chave e instituições de vínculo de autores e coautores, e o programa Excel para criação de gráficos. Os resultados mostram os autores, periódicos e instituições que estão desenvolvendo essa abordagem, assim como, o perfil do conteúdo dos textos e a contribuição que cada estudo pode trazer para a sociedade no que diz respeito às necessidades informacionais vinculada ao pensamento crítico. Considera-se que as perspectivas e a ampliação de estudos contribuem para subsidiar o fortalecimento da Competência Crítica em Informação.

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Biografia do Autor

Renata Lira Furtado, Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belém, PA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus Marília. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e no curso de graduação em Arquivologia na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação" (GpArqCoInfo). Atua principalmente nos temas: Competência em informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística, Competência crítica em informação, Práticas Informacionais, Gestão Documental, Gestão da Informação e do Conhecimento.

Danielly Oliveira Inomata, Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Informação e Comunicação, Manaus, AM, Brasil

Professora do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Comunicação, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) | Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal do Pará. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestra em Ciência da Informação (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia. Tem competência para atuar nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e Comunicação, Fluxos Informacionais; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e Startup; Mulheres na ciência.

Maria Ivone Maia da Costa, Universidade Federal do Pará , Belém, PA, Brasil

Mestra em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa "Arquivologia e Competência em Informação". (GpArqCoInfo). Atualmente é bibliotecária/documentalista da Universidade Federal do Pará. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas à Competência em informação, Competência crítica em informação e Práticas Informacionais

Celineide Rodrigues Cavalcante, Universidade Federal do Pará, instituto de Ciências Sociais, Belém, PA, Brasil

Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2009-2012) e em Arquivologia pela Universidade Federal do Pará (2012-2016). Especialista em Gestão de Documentos pela Faculdade Unyleya, (2017-2018). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na UFPA (2019-2021) e integrante do Grupo de Pesquisa Arquivologia e Competência em informação. É Arquivista na UFPA, vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, atuando na área de Gestão de Documentos Arquivísticos. Tem interesse em áreas de pesquisas relacionadas a Gestão de Documentos Físicos e Digitais, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística.

Rose Suellen de Castro Lisboa, Universidade Federal do Pará, Biblioteca Central, Belém, PA, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação na Universidade Federal do Pará. Especialista em Gestão de Documentos e Informações pela AVM Faculdade integrada, graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Pará. Estou como Coordenadora de Planejamento e Marketing da Biblioteca Central-UFPA. Membro do Grupo de Estudos Críticos sobre Ciência da Informação e Tecnologia (GECCIT/UFPA).

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

Furtado, R. L., Inomata, D. O., Costa, M. I. M. da, Cavalcante, C. R., & Lisboa, R. S. de C. (2021). Panorama brasileiro sobre os estudos de Competência crítica em informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 824–843. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37624