Estudo multicêntrico sobre as práticas dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45657

Palavras-chave:

Competência, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate às Endemias, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Desinformação

Resumo

A proposta, do presente trabalho, é apresentar resultados parciais de uma pesquisa quantitativa nacional sobre o perfil dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE) no Brasil (incluindo condições socioeconômicas, culturais e demográficas) para promover a valorização desses profissionais e desenvolver instrumentos de gestão da informação e conhecimento que auxiliem o aprimoramento das competências e práticas dos ACS e ACE. A pesquisa investiga seis aspectos: 1. Identificação Pessoal; 2. Formação e Educação Profissional; 3. Trabalho, Salário e Renda; 4. Práticas Coletivas na UBS/ESF; 5. Práticas Individuais nas UBS/ESF nas Comunidades e 6. Informação, Comunicação e Educação em Saúde, que totalizados trarão um cenário para a melhoria dos processos de cuidar da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades. Por estarem próximos às famílias os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE) podem levar a elas informações confiáveis ajudando a enfrentar impactos da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislane Pereira Santana, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Fundadora da iniciativa de Inclusão digital “Projeto Praticar”, que ensina informática para os filhos de catadores de materiais recicláveis e para toda a comunidade carente da Vila Estrutural em Brasília. Coordenador do projeto Extensão do saber que ministra informática básica para a terceira idade e jovens em situação de risco, como meio de inserção social. Coordenador do projeto Young Coders do Instituto Illuminante, que leciona programação de computadores para alunos de escola pública do DF. Professor na Ciência da Computação do Uniceub e Sistemas de Informação do Unieuro. Bacharel em Relações internacionais, Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília. Estuda os assuntos relacionados a Desinformação.

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília, Faculdade Ciência da Informação, DF, Brasil

Professora Associada da Universidade de Brasília (2003), com pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (UCM - 2019), Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atua na área de editoração, formação de acervos, acervamento e competência em Informação - CoInfo. Exerceu de 2010 a 2018/01 a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (FCI/UnB), sendo sua primeira diretora. Em todo o período atuou como representante da FCI no Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Superior da UnB (CONSUNI). Trabalhou na comissão de criação da FCI, unidade acadêmica aprovada em 2010 pelo CONSUNI. É professora na Faculdade de Ciência da Informação, na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional sob a responsabilidade editorial da FCI e Departamento de Bibliotecologia Documentación da Universidad Complutense de Madrid - Espanha. É parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação no Brasil e exterior. Representante da UnB no convênio com a Universidade Complutense de Madri, onde realizou pós-doutoramento. Integra desde 2012 a comissão do Seminário Hispano Brasileiro de Investigação em Informação, Desenvolvimento e Sociedade, evento que celebra o acordo entre UnB e UCM e que reúne dezenas de universidades na América Latina, África e Europa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva, competência em Informação, Animaverbivocovisualidade (AV3) e inclusão social. Como representante da UnB no convênio com a UCM, mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder dos grupos de Pesquisa ?Competência em Informação e populações vulneráveis" e "Comunicação Extensiva e produção em AV3", certificados pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Referências

BRASIL Lei nº 13.595, de 5 de janeiro de 2018. Altera a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, para dispor sobre a reformulação das atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, 18 abr. 2018a.Brasil, Ministério da Saúde [site da Internet]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visao.cfm?id_area=149 . Acessado em agosto de 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual do Agente Comunitário de Saúde. DF, MS, FUNASA. 1991.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa de Agentes Comunitários de Saúde. DF, MS, FUNASA. 1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no. 415, de 24 de agosto de 1987. D.O. 25.08.87.1987.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Programa Saúde da Família: saúde dentro de casa. Brasília: MS/Fundação Nacional de Saúde.1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Guia prático do agente comunitário de saúde. Brasília : Ministério da Saúde. 2009. Acesso em 28/junho/2022. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/guia_acs.pdf

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. O trabalho do agente comunitário de saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2009. Acesso em 28/junho/2022. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_acs.pdf

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Memórias da saúde da família no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica.2010. Brasília: Ministério da Saúde – (Série I. História da Saúde no Brasil).

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. DEPARTAMENTO DE SAÚDE AMBIENTAL, DO TRABALHADOR E VIGILÂNCIA DAS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA. Manual sobre Medidas de Proteção à Saúde dos Agentes de Combate às Endemias. Volume 1: Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti. [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública. – Brasília. 2019. Ministério da Saúde.Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2022/06/1373212/manual_protecao_agentes_endemias.pdf . Acessado em 17 de abril de 2021.

FERREIRA, A.; SARAIVA, J. C. Comunicação em saúde em órgãos governamentais. In: MENDONÇA, V.; SOUSA, M.F. de; PARREIRA, C.M.S.F.; SIMEÃO, E. Comunicação da informação em saúde: aspectos de qualidade. Brasília: Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2008.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Descentralização do controle de endemias. Brasília: Ministério da Saúde.1994b.

IGNARRA, Regina Maria. Informação, Educação e Comunicação: Uma estratégia para o SUS. 1996. Em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd08_11.pdf acessado em 18 Jul 2022.

LIMA, N. T. O Brasil e a Organização Pan-Americana de Saúde: uma história em três dimensões. In: FINKELMAN, J. (Org.). Caminhos da saúde pública no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz,. 2002.

MOTA, E. Algumas reflexões sobre o papel da informação e da comunicação social em saúde no processo decisório. in: Informação e Comunicação Social em Saúde. Brasília:OPAS.1995. Série Desenvolvimento de Serviços de Saúde, n° 15.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030? Brasília.2018. OPAS.

OPAS. Entendendo a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19 – COVID-19. Folheto informativo. 2020. Saúde digital.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE OMS. Declaração de Alma-Ata. Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. 1978. Alma-Ata, URSS, 6-12 set. 1978.

ORSI, Carlos. Fake news em saúde: o inimigo mora ao lado. Instituto Questão de Ciência. FAKE NEWS E SAÚDE.2020.

RODRIGUES, B. A. Fundamentos de Administração Sanitária, citado por PITTA, A.M.R. Comunicação e Saúde: a complexidade dos conceitos e desafio das práticas. In: Informação e Comunicação em Saúde, Série Desenvolvimento de Serviços de Saúde, nº 15. Brasilia/DF: OPAS.1995.

SIQUEIRA, André. Persona: como e por que criar uma para sua empresa. 2019. [S. l.]. Disponível em:https://resultadosdigitais.com.br/blog/persona-o-que-e/. Acesso em: 1 ago. 2022.

SOUSA, M. F. et. al. O programa de agentes comunitários de saúde no Brasil. In: CERVERÓ, Aurora Cuervas; SIMEÃO, Elmira. Eds. Alfabetização informacional e inclusão digital: modelo de info-inclusão social. Brasília. Thesaurus, 2011.

TORRES, R. Agentes de combate a endemias: a construção de uma identidade sólida e a formação ampla em vigilância são desafios dessa categoria. Revista Poli: Saúde, Educação e Trabalho, Rio de Janeiro, v. 1., n.3, p. 16-17, jan./fev. 2009. Disponível em http://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/revista_poli_-_3.pdf. Acesso em: 1 fev. 2019.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Santana, G. P., & Simeão, E. L. M. S. (2022). Estudo multicêntrico sobre as práticas dos Agentes de Combate às Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 828–841. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.45657

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.