As competências do bibliotecário de referência frente ao paradigma pós-custodial
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.24073Palavras-chave:
serviço de referência. serviço de informação. competência profissional. bibliotecário de referência. paradigma pós-custodial.Resumo
Discute as competências do bibliotecário de referência frente ao paradigma pós-custodial com o objetivo de apontar atributos que potencializem o desenvolvimento de competências e aplicá-los aos bibliotecários que atuam no serviço de referência e informação ofertado em bibliotecas. Realiza breves considerações a respeito do fenômeno “informação”, abordando o surgimento da Ciência da Informação e os paradigmas custodial e pós-custodial abordados por Malheiro e Ribeiro (2011). Exibe conceitos e características do serviço de referência e informação, levando em consideração a influência das ferramentas tecnológicas nas atividades desenvolvidas. Aponta a gestão de competência apresentada por Thomas Durand (2006) através do trinômio conhecimento, habilidade e atitude (CHA). Trata-se de um estudo teórico, baseado em pesquisa bibliográfica que utilizou autores como Hjorlan e Capurro (2007), Zins (2007), Araújo (2014), Malheiro e Ribeiro (2011), Grogan (1995) e outros. Conclui que o bibliotecário necessita saber o que informar, como utilizar as ferramentas para informar e ter atitude para desempenhar com qualidade o serviço de referência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.