Competência em informação dos contadores de histórias conectados em redes no século XXI

Autores

  • Meri Nádia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2244

Palavras-chave:

competência em informação, contador de histórias, redes de comunicação, sociedade da informação

Resumo

A capacidade de o narrador estabelecer relações com outros sujeitos ao mesmo tempo em que busca, recupera e produz informações, conduz ao aperfeiçoamento do aprendizado de como acessar, avaliar e usar informações específicas de sua área de atuação. Com isso, procede-se a apresentação do objetivo de uma pesquisa que procura identificar as competências em informação que os contadores de histórias contemporâneos possuem e aquelas que são necessárias para uma conexão em redes colaborativas, potencializadas ou não pelas tecnologias de informação e comunicação. Todavia, acredita-se que o domínio das redes digitais se apresenta como um desafio para os atores culturais que durante décadas dominam os mecanismos da comunicação interpessoal. Desenvolvida no âmbito do Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Universidade Federal do Espírito Santo, a pesquisa qualitativa e quantitativa utiliza indicadores de perfil e contexto agrupados em um questionário com a finalidade de identificar competências em informação dos narradores do Distrito Federal. A necessidade de sustentar a atividade dos contadores de histórias perpassa as redes desenhadas na contemporaneidade, o que vai de encontro com uma atuação isolada que não possibilita o compartilhamento das experiências que comumente por eles são vividas. Assim sendo, esses narradores devem adquirir habilidades que os conduzam a produção de conteúdos necessários para acessar e produzir informação na sociedade em que vivem. Também necessitam de uma mudança de foco, de entendimento e de aceitação de outras perspectivas de aprendizado perante o acesso de redes de colaboração digitais e presenciais, para, assim, fazer fluir uma conexão interativa que permita o compartilhamento de informações na sociedade da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Meri Nádia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Como doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPCInf) da Universidade de Brasília (UnB), atua no Grupo de Pesquisa Competência em Informação certificado pelo CNPq. Como docente desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão atuando diretamente nas áreas de informação, educação e cultura. Coordena as ações do Projeto de Extensão Infor-Ação e Cultura e atua como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Trabalho de Arquivistas e Bibliotecários, certificado pelo CNPq, na linha de pesquisa Sociedade, Informação e Cultura(s).

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília - UnB

É doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003), com mestrado em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atua na área de editoração, formação de acervos e competência informacional. É professora Associada. Exerce, desde 2010, a direção da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, sendo membro do Conselho de Ensino e Pesquisa da UnB (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Superior da UnB (CONSUNI). É professora na Faculdade de Ciência da Informação, na graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Integra a comissão científica da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (periódico internacional sob a responsabilidade editorial da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Departamento de Documentación da Universidad Carlos III de Madrid - Espanha. Coopera também na série Tempus e Tempus Actas. É parecerista em várias revistas da área de Ciência da Informação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicações Eletrônicas e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: tecnologia da informação, editoração, comunicação, ciência da informação, informação e saúde, comunicação extensiva, competência em Informação e inclusão digital. É representante da Universidade de Brasília no convênio com a Universidad Complutense de Madrid (UCM), onde mantém contato com pesquisadores nos departamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e Documentação da UCM. É líder do grupo de Pesquisa Competência Informacional certificado pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia(MCT).

Downloads

Como Citar

Gerlin, M. N. M., & Simeão, E. L. M. S. (2016). Competência em informação dos contadores de histórias conectados em redes no século XXI. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 285–300. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2244

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.