Indicadores para la evaluación de la alfabetización informacional

posibilidades de políticas públicas, con foco en la justicia informacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47162

Palabras clave:

Alfabetización en información, Justicia informacional, Politicas publicas

Resumen

En este trabajo nos interesa reconocer indicadores para políticas que pueden servir a la alfabetización informacional (ALFIN) y la justicia informacional para minimizar la vulnerabilidad de la información a través de teorías y conceptos. Esta investigación presenta un enfoque cualitativo y procedimientos bibliográficos y documentales. El análisis de los datos se basó en la categorización, agrupación de elementos, ideas o expresiones de interés para los fines de la investigación. La búsqueda bibliográfica se realizó en las bases de datos Scopus, Web of Science, ISTA y LISTA. Como principales resultados, cabe destacar que los indicadores sociales son componentes y subsidios fundamentales de las políticas públicas de ALFIN y, por ello, deben ser estudiados y vinculados a este campo/dominio del conocimiento, a la justicia informacional y, también, a la que se trata de un tema urgente para una agenda de investigación en las áreas identificadas, que fortalecerá la evidencia para la promoción de políticas públicas de ALFIN.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Andréia Letícia Johann, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2022), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho pela SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina(2017) e ensino-médio-segundo-graupela Escola de Educação Básica Jacob Maran(2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Citas

American Library Association (ALA). 61. Library services for the poor. Huron Chicago: ALA, 2007. Disponível em: https://www.ala.org/ala/ourassociation/governingdocs/policymanual/servicespoor.htm. Acesso em: 10 ago. 2023.

American Library Association (ALA). Association of College and Research Libraries (ACRL). ACRL Guide to Policies and Procedures, Chapter 14: Standards, Guidelines, and Frameworks. Chicago: ALA/ACRL, 2022. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/resources/policies/chapter14. Acesso em: 10 ago. 2023.

American Library Association (ALA). Library Bill of Rights. Chicago: ALA, 2019. Disponível em: https://www.ala.org/advocacy/intfreedom/librarybill. Acesso em: 10 ago. 2023.

Fachin, Odília. Fundamentos de metodologia: noções básicas em pesquisa científica. São Paulo: Saraiva, 6. ed., 2017. ISBN: 9788502636538. p. 209.

Gregory, Lua; HIGGINS, Shana. Reorienting an Information Literacy Program toward Social Justice: Mapping the Core Values of Librarianship to the ACRL Framework. Communications in Information Literacy, Buffalo, NY, v. 11, n. 1, p. 42-54, 2017. Disponível em: https://pdxscholar.library.pdx.edu/comminfolit/vol11/iss1/14/. Acesso em: 10 ago. 2023.

Marzal, Miguel Ángel; Parra, Pablo, Colmenero, María Jesús. La medición de impacto y evaluación de programas de alfabetización en información para bibliotecas escolares. Revista Española de Documentación Científica, Madrid, v. 34, n. 2, p. 190-211, 2011. Disponível em: https://redc.revistas.csic.es/index.php/redc/article/view/692. Acesso em: 10 ago. 2023.

Mathiesen, Kay. Informational justice: a conceptual framework for social justice in Library and Information Services. Library Trends, Champaign, IL, v. 64, n. 2, p. 198–225, 2015. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/158312901.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

Minayo, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 26. ed., 2002.

Richardson, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 3. ed., 2012.

Vitorino, Elizete Vieira. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, DF, n. 2, v. 47, p. 71-85, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/99215. Acesso em: 10 ago. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira; De Lucca, Djuli Machado. (Org.). As dimensões da competência em informação: técnica, estética, ética e política. Porto Velho, RO: EDUFRO, 2020. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Capas%206/As%20Dimensoes%20da%20Competencia%20em%20Informacao.pdf . Acesso em: 10 ago. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira; Piantola, Daniela. Dimensões da competência informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 40, n. 1, p. 99-110, 2011. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1328. Acesso em: 10 ago. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes e tendências. In: Parra Valero, Pablo et al. (Coord.). Competencias en información y transformación digital de la sociedad. Madrid: Universidad Complutense, Facultad de Ciencias de la Documentación, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, 2021. p. 87-104. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.14352/9352. Acesso em: 10 ago. 2023.

Vitorino, Elizete Vieira. Indicadores para a competência em informação no Brasil: virtudes, tendências e possibilidades. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 7-36, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/39996/30698. Acesso em: 10 ago. 2023.

Weiner, Sharon A. How information literacy becomes policy: an analysis using the Multiple Streams Framework. Libraries Faculty and Staff Scholarship and Research, West Lafayette, IN, v. 60, n. 2, p. 297-311, 2011. Disponível em: https://docs.lib.purdue.edu/lib_fsdocs/70/. Acesso em: 10 ago. 2023.

Publicado

2023-11-08

Cómo citar

Vitorino, E. V., & Johann, A. L. (2023). Indicadores para la evaluación de la alfabetización informacional: posibilidades de políticas públicas, con foco en la justicia informacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 717–735. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47162

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.