Indicadores para a avaliação da Competência em Informação

possibilidades para políticas públicas, com foco na justiça informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47162

Palavras-chave:

Competência em informação, Justiça informacional, Políticas Públicas

Resumo

Neste trabalho estamos interessados em reconhecer indicadores para políticas
públicas que podem servir a Competência em Informação e à justiça informacional com fins de minimizar a vulnerabilidade em informação por meio de teorias e conceitos. Esta investigação apresenta abordagem qualitativa e procedimentos bibliográfico e documental. A análise dos dados ocorreu a partir da categorização, agrupando elementos, ideias ou expressões que interessassem aos propósitos da pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, ISTA e LISTA. Como resultados principais, cabe reforçar que indicadores sociais são componentes fundamentais e subsídios às políticas públicas para a Competência em Informação e por isto devem ser estudados e conectados a este campo/domínio de saber, e à justiça informacional e, também, que se trata de um tema urgente para uma agenda de pesquisa nas áreas identificadas, as quais irão fortalecer as evidências para a promoção de políticas públicas de Competência em Informação.

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Biografia do Autor

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) na área da Ciência da Informação (período de 20/06/2022 a 19/12/2022). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

Andréia Letícia Johann, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ciência da Informação, Florianópolis, SC, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2022), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho pela SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina(2017) e ensino-médio-segundo-graupela Escola de Educação Básica Jacob Maran(2014). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Vitorino, E. V., & Johann, A. L. (2023). Indicadores para a avaliação da Competência em Informação: possibilidades para políticas públicas, com foco na justiça informacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(3), 717–735. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47162