Protocolo verbal: verbalizações concorrente e retrospectiva

Autores

  • Thais Caroline Lacerda Mattos Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Franciele Marques Redigolo Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Dulce Amélia de Brito Neves Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2475

Palavras-chave:

processos cognitivos, protocolo verbal, verbalização concorrente, verbalização retrospectiva

Resumo

A partir do problema sobre a validade da aplicação do método do Protocolo Verbal e, mais especificamente, sobre os apontamentos teóricos e empíricos que evidenciam possíveis falhas e inconsistências que esse método pode apresentar, o artigo tem por objetivo investigar as duas verbalizações ligadas à técnica de análise qualitativa de Protocolo Verbal. Nesta técnica há duas abordagens que oferecem distintas possibilidades de pesquisa. A primeira delas é a verbalização concorrente, que consiste em executar uma tarefa simultaneamente ao relato verbal; a segunda é a verbalização retrospectiva que acontece após a tarefa ser executada. Cada uma delas está sujeita a críticas quanto à sua possível reatividade e não veracidade científica, daí a nossa reflexão sobre as possibilidades e os limites de cada uma. A partir de revisão de literatura observou-se que, apesar de a teoria vigente dar mais suporte à técnica de verbalização concorrente, alguns autores, com base em testes empíricos, apontaram algumas vantagens da técnica retrospectiva e, até mesmo, a equipararam em termos de qualidade à técnica concorrente. O protocolo verbal mostra-se bastante eficaz em compreender os processos cognitivos relacionados a uma pesquisa presencial que busca compreender o contexto do trabalho do ator social por meio da captação de verbalizações que complementa a coleta formal de dados e informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Caroline Lacerda Mattos, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, na Linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento, Unesp ”“ campus Marília. Bolsista: processo nº 2014-15993-8, FAPESP. 

Franciele Marques Redigolo, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Ciência da Informação e doutora em Gestión de la Información

Dulce Amélia de Brito Neves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB/Brasil. Membro da ISKO - Brasil. Comissão Científica IV REPARQ

 

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação, UNESP/Marília

Referências

BOCCATO, V. R. C. Avaliação do uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal. 2009. 299 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

BOCCATO, V. R. C.; FERREIRA, Estela. M. Estudo Comparativo Entre o Grupo Focal e o Protocolo Verbal em Grupo no Aprimoramento de Vocabulário Controlado em Fisioterapia: uma proposta metodológica qualitativa- cognitiva. InCid, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 47-68, mar/ago. 2014. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/incid/article/viewFile/63986/pdf_16>. Acesso em: 08 set. 2014.

CAVALCANTI, M. C. I-n-t-e-r-a-ç-ã-o leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. Campinas: UNICAMP, 1989. 271 p.

DAL’ EVEDOVE, R. C. Compreensão de leitura em Análise de assunto para identificação e seleção de conceitos. 2002. 154 f. Relatório de Pesquisa (Bolsa de Iniciação Científica ”“ CNPq) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília. 2002.

ERICSSON, K.A.; SIMON, H. A., Protocol analysis: verbal reports as data. Cambridge: MIT Press, 1993.

ERICSSON, K.A. Valid and Non-Reactive Verbalization of Thoughts during Performance of Tasks: Towards a Solution to the Central Problems of Introspection as a Source of Scientific Data. Journal of Consciousness Studies, Cincinnati, v. 10, n. 9-10, p. 1-18, 2003. Disponível em: <http://edianas.com/portfolio/proj_EricssonInterview/articles/2003_J_of_Conscousness_Studies_reprint.pdf.> Acesso em: 23 ago. 2014.

FUJITA, M. S. L. A leitura documentária na formação inicial do indexador: a abordagem sociocognitiva na investigação de estratégias de ensino. 2004. 26 f. Descrição detalhada (Projeto Integrado de Pesquisa) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; CNPq, Marília.

FUJITA, M. S. L. O contexto da leitura documentária de indexadores de bibliotecas universitárias em perspectiva sociocognitiva para a investigação de estratégias de ensino. 2007. 36 f. Descrição detalhada (Projeto Integrado de Pesquisa) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista; CNPq, Marília.

FUJITA, M. S. L. A técnica introspectiva e interativa do Protocolo Verbal para observação do contexto sociocognitivo da indexação na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação e análise. In: FUJITA, M. S. L. et al. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. Um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. São Paulo: Editora UNESP/ Cultura Acadêmica, 2009. p. 51 ”“ 80. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/biblioteca/PDF/a_indexacao_de_livros_a_percepcao_de_catalogadores_e_usuarios_de_bibliotecas_universitarias.pdf > Acesso em: 27 ago. 2014.

FUJITA, M. S. L; NARDI, M.I. A.; FAGUNDES, S.A. Observing documentary Reading by verbal protocol. Information Research, v. 8, n. 4, 2003. Disponível em: http://www.informationr.net/ir/8-4/paper155.html

FUJITA, M. S. L.; REDIGOLO, F.M. O uso de linguagens documentárias por indexadores em contexto de bibliotecas universitárias: uma abordagem sociocognitiva com protocolo verbal. Ibersid, p. 125-132, 2009. ISSN 1888-0967.

GONÇALVES, J.L.V. R. Pesquisas empírico-experimentais em tradução: os Protocolos Verbais. In: PAGANO, Adriana S. (Org.). Metodologias de pesquisa em tradução. Belo Horizonte: FALE- UFMG, 2001. p. 13-39.

NEUFELD, C.B.; BRUST, P.G.; STEIN, L.M. Bases Epistemológicas da Psicologia Cognitiva Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, v. 27, n. 1, p. 103-112, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v27n1/a13v27n1>. Acesso em: 02 jan. 2015.

NEVES, Dulce Amélia B. Aspectos metacognitivos na leitura do indexador. Belo Horizonte: UFMG, 2004. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
NEVES, Dulce Amélia B. La Verbalización como Registro para Análisis en La Investigación sobre Lectura. Anales de Documentación, revista de Biblioteconomía y Documentación. Universidad de Murcia España, v. 9, p. 43-51, 2006. Disponível em: <http://www.um.es/fccd/anales/ad09/ad0900.html> Acesso em: 10 sep. 2014.

NEVES, Dulce Amélia B. Metacognição, Informação e Conhecimento: pensando em como pensar. Recife: Nectar, 2011.

OLIVEIRA, G.G.de. Neurociência e os processos educativos: Um saber necessário na formação de professores. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado) ”“ Universidade de Uberaba. Programa de Mestrado em Educação, Uberaba, 2011.

REDIGOLO, F. M. O uso de linguagens documentárias por catalogadores de assunto em contexto de bibliotecas universitárias: uma abordagem sociocognitiva com protocolo verbal. 2007b. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2007.

REDIGOLO, F. M. O processo de análise de assunto na catalogação de documentos: a perspectiva sociocognitiva do catalogador em contexto de Biblioteca Universitária. 2010. f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

REDIGOLO, F. M. O processo de análise de assunto na catalogação de livros em bibliotecas universitárias: aplicação do protocolo verbal. Marília, UNESP, 2014. Tese (Doutorado em Ciência da Informação). Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista.

REIS, E.; LÖBLER, M.L.; BOLZAN, L.M. Discussão e Aplicação do Método do Protocolo Verbal Think Aloud em Pesquisas sobre Processo Decisório. IV ENADI, Bento Gonçalves, 2013.

RUSSO, J. E.; JOHNSON, E.J.; STEPHENS, D.L. The validity of verbal protocols. Memory & Cognition, v. 17, n. 6, p. 759 ”“ 769, 1989. Disponível em: <http://forum.johnson.cornell.edu/faculty/russo/the%20validity%20of%20verbal%20protocols.pdf > Acesso em: 20 ago. 2014.

SILVEIRA, T. J. D. Leitura documentária para catalogação de assunto em ambiente de biblioteca universitária: análise de um modelo de leitura. 2006. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2006.

STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre, Artmed, 2000.

STERNBERG, R. J. A component process in analogical reasoning. Psychological Review, n. 84, v. 4, p. 353-78, 1977. Disponível em:< http://eric.ed.gov/?id=EJ167089>. Acesso em: 01 jun. 2014.

TOMITCH, Lêda M. B. Desvelando o Processo de Compreensão Leitora: Protocolos Verbais na Pesquisa em Leitura. SIGNO, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 42-53, dez. 2007. Disponível em:< http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/244> Acesso em: 15 out. 2014.

VAN DEN HAAK, M. J.; DE JONG, M. D. T.; SCHELLENS, P. J. Retrospective vs. concurrent think-aloud protocols: testing the usability of an online library catalogue. Behaviour & Information Technology, v. 22, n. 5, p. 339- 351, 2003. Disponível em: <http://archlab.gmu.edu/people/cmonk/645/VanDenHaak.pdf > Acesso em: 14 sep. 2014

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Mattos, T. C. L., Redigolo, F. M., Neves, D. A. de B., & Fujita, M. S. L. (2021). Protocolo verbal: verbalizações concorrente e retrospectiva. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 49–66. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2475

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.