Avaliação de vocabulário controlado para a representação e recuperação de teses e dissertações em repositório institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42496

Palavras-chave:

Repositórios institucionais, Vocabulário controlado, Avaliação da indexação, Recuperação por assuntos

Resumo

Objetivo: A pesquisa teve como objetivo realizar a avaliação do controle de vocabulário de teses e dissertações no Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP), cujos procedimentos metodológicos foram delineados em pesquisa exploratório-explicativo com estudo de caso. Metodologia: Para isso, foram aplicados critérios avaliativos em duas categorias de análise: avaliação intrínseca, contendo critérios voltados para o repositório propriamente dito e a avaliação extrínseca, com critérios voltados para a análise da representação e da recuperação da informação. Resultados: Os resultados demostraram que o Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP) necessita de maior controle terminológico dos termos correlacionados às pesquisas de teses e dissertações para maior precisão na recuperação dos recursos informacionais. Conclusão: A falta de padronização na representação acarreta falhas na recuperação, com inconsistências na interação do repositório institucional com seus usuários.

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Biografia do Autor

Lizandra de Souza Santos Alves, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP, Brasil

Atualmente cursando Biblioteconomia na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP. Desenvolve pesquisas na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação” com especificidade em organização, representação e recuperação do conhecimento, indexação e política de Indexação, vocabulário controlado e controle de vocabulário e repositório institucional.

Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti, Universidade Estadual de Campinas, Biblioteca Central, Campinas, SP, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP, mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP, especialista em Gestão de Unidades de Informação pelo Centro Universitário Central Paulista (UNICEP), São Carlos/SP e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP, onde foi bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC. Membro dos Grupos de Pesquisa "Representação Temática da Informação" (UNESP) e "Representação e Humanidades Digitais" (UFSCar). No âmbito profissional, atua como bibliotecária na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP, no período de 2010 a 2017. Realizou atividades de ensino, pesquisa, extensão, com enfoque na Indexação e Linguagens de Indexação, além de gestão e docência na graduação em Biblioteconomia e Arquivologia da UNESP Campus de Marília no período de 1980 a fevereiro de 2017. Atualmente presta serviços voluntários em ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília. É docente permanente na Pós-Graduação na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do Programa em Ciência da Informação da UNESP.

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UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Repositório Institucional da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 01 jan. 2021.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Alves, L. de S. S. ., Tartarotti, R. C. D. ., & Fujita, M. S. L. . (2022). Avaliação de vocabulário controlado para a representação e recuperação de teses e dissertações em repositório institucional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 283–294. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.42496

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