Práticas informacionais: contribuições de Elfreda Annmary Chatman

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.42148

Palavras-chave:

Chatman, Elfreda, Estudo de usuários, Práticas informacionais, Normas sociais, Ciência da Informação

Resumo

O trabalho reflete sobre os estudos e as teorias de Elfreda Annmary Chatman. Apresenta as contribuições da autora para a Ciência da Informação no campo dos Estudos de usuários da informação, especialmente no âmbito da abordagem social identificada em alguns estudos pelo conceito de práticas informacionais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, de cunho qualitativo, desenvolvida a partir das publicações da autora e da literatura especializada na área da Ciência da Informação. Os principais resultados apontam que Chatman introduziu conceitos relevantes para abordagem social dos Estudos de usuários ao se concentrar na busca de informações na vida cotidiana, considerando o indivíduo inserido em um determinado contexto e circunstância. Tais achados corroboraram com o que Savolainen (1995) identificou como uma perspectiva de práticas informacionais, as quais abarcam dimensões culturais, sociais, políticas e situacionais, limitadas em algumas circunstâncias pelas condições de acesso, apropriação e uso de informações.

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Biografia do Autor

Ilemar Christina Lansoni Wey Berti, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Pós-doutoranda em Ciência da Informação PNPD/CAPES no PPGCI/UEL. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa em Informação, Cultura e Sociedade (2014 - 2018). Graduada em Pedagogia. Cursa Biblioteconomia na Rede de Ens. Claretiano. Foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participou do programa Capes PDSE na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, de março a julho de 2017, no programa de doutoramento em Estudos em Comunicação para o desenvolvimento. É Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Filadélfia de Londrina e em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná. É pesquisadora do grupo de pesquisa EPIC - Estudos em Práticas Informacionais e Cultura e membro do grupo de pesquisa GEDII - Gabinete de Estudos da Informação e do Imaginário. Tem experiência profissional em Didática e Práticas Informacionais na graduação. Foi Professora e Coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Assessora pedagógica com experiências em formação de professores e implantação de material didático em escolas públicas e privadas do país (1992 - 2011) . Tem interesse em Estudos de Usuários em Informação, Comportamento informacional, Práticas Informacionais, Regime de informação, Políticas de informação, Administração em Unidades de Informação, Cultura e Educação. Foi representante discente na Comissão Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012 - 2013). 

Erminda da Conceição Silva de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho  - UNESP

Veronica Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL

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Publicado

2023-03-27

Como Citar

Berti, I. C. L. W., Carvalho, E. da C. S. de, & Santos, V. A. dos. (2023). Práticas informacionais: contribuições de Elfreda Annmary Chatman. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 5–25. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.42148

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