Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.9156Palavras-chave:
altmetria, redes sociais online, ciência da informação, base de dados referenciais de artigos de periódicos em ciência da informação, BrasilResumo
O crescente volume informacional impulsionado pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação ampliou o foco sobre a busca por visibilidade de publicações no campo científico, elevando o grau de relevância de questões como a do reconhecimento acadêmico de pesquisadores, resultando no questionamento de medidas tradicionais de avaliação de impacto acadêmico. Este estudo tem como objetivo identificar a visibilidade de parte da produção científica brasileira da Ciência da Informação, a partir dos periódicos indexados na BRAPCI ”“ Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação, com o uso de dados de indicadores altmétricos de serviços de Redes Sociais Online e bases de dados vinculadas a websites de gerenciamento de referências. Constatou-se que os dados altmétricos ainda possuem baixa aderência no contexto dos periódicos brasileiros relacionados com a Ciência da Informação. Entre os fatores envolvidos destaca-se a inexistência de identificadores em aproximadamente oitenta por cento dos periódicos indexados pela BRAPCI e a baixa identificação de menções à s publicações nos serviços de Redes Sociais Online. Conclui-se que estas métricas alternativas para complementar as métricas tradicionais ainda necessitam de aprofundamento teórico e destaca-se, como requisito, a necessidade de instrumentalização técnica por parte dos editores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0 , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.