A aplicação do método de análise de conteúdo na ciência da informação: um estudo preliminar no contexto das teses e dissertações da UFMG
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.36060Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Ciência da Informação, MetodologiaResumo
Apresenta um mapeamento sobre a aplicação do método da análise de conteúdo nas teses e dissertações da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. O objetivo do estudo é verificar quais temáticas da Ciência da Informação aplicam o método da análise de conteúdo e como suas técnicas estão sendo aplicadas. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial temática. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos estudos que aplicam o método de análise de conteúdo a utilizam como método complementar, geralmente durante a análise de dados de entrevistas ou documentos. Também apontam que a técnica da análise de conteúdo mais utilizada é a análise categorial temática.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CAMPOS, C. J. G. Content analysis: a qualitative data analysis tool in health care. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.
CAVALCANTI, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de Conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./abr. 2014. Disponível em: http://basessibi.c3sl.ufpr.br/brapci/_repositorio/2015/12/pdf_ba8d5805e9_0000018457.pdf Acesso em: 10 set. 2018.
OLIVEIRA, D. C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 4, p. 569-576, out./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Filipi Miranda Soares, Raíssa Yuri Hamanaka, Tereza Cristina Fernandes Pontes, Webert Júnio Araújo, Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.