Análise das percepções de docentes e discentes da ciência da informação durante a pandemia covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41737

Palavras-chave:

Covid-19, Educação superior, Ciência da Informação

Resumo

Trata-se de estudo com o objetivo de investigar as percepções de discentes e docentes da Ciência da Informação sobre a atuação da área diante da pandemia Covid-19. Participaram alunos e professores das mais diversas universidades brasileiras. As temáticas analisadas foram: canais utilizados para disseminar informações confiáveis sobre a pandemia, riscos diretos de contaminação no ambiente de trabalho, atividades didáticas realizadas durante a quarentena, percepção quanto aos ambientes digitais e as atividades relacionadas à Ciência da Informação essenciais para o enfrentamento dessa crise sanitária. O percurso metodológico foi composto pela abordagem quantitativa-qualitativa, com o método de pesquisa exploratória, uso de questionário para coleta de dados, e da análise de conteúdo com estabelecimento de categorias para análise dos dados. Os resultados demonstram que docentes e discentes procuram enfrentar as dificuldades para continuar o processo de ensino-aprendizagem de forma remota, e que percebem a universidade como um local de risco muito alto de contaminação pela Covid-19. Por fim, em relação às contribuições que a área pode proporcionar à sociedade para o enfrentamento dessa crise sanitária, estão: o desenvolvimento de competências em informação para o uso de fontes de informação, popularização da informação científica, o estímulo à transparência governamental, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação.

Docente do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

Maria Giovanna Guedes de Farias , Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação.

Docente do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

Andreza Pereira Batista , Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Bolsista da FUNCAP. Membra do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

Francisca Clotilde de Andrade Maia , Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Membra do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

Júlio César Pinto Fernandes , Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Bolsista CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação

Referências

ANJOS, Antonio Jorge Sena dos. As novas tecnologias e o uso dos recursos telemáticos na educação científica: a simulação computacional na educação em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 569-600, jan. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2008v25n3p569/8449 Acesso em: 20 jul. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p569.

ATANAZIO, Alessandra M. Cavichia; LEITE, Álvaro Emílio. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a formação de professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 88, ago. 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/947 Acesso em: 19 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.

CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2016.

FACHIN, Juliana; ARAÚJO, Nelma Camelo. Fontes de informação especializadas de acesso aberto. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, dez. 2018. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/109116 Acesso em: 09 jul. 2020.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 5. ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 1997.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LIMA, Larissa de Mello; CAPRIOLI, Mariana da Silva; MORAES, João Batista Ernesto. Regime de informação e a relação com os canais de comunicação científica: a institucionalização científica da ciência da informação no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102420 Acesso em: 09 jul. 2020.

MARCHIORI, Luciana Lozza de Moraes; MELO, Juliana Jandre; MELO, Wilma Jandre. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v.16, n. 2, p. 433-443, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000200010&lng=en&nrm=iso Acesso em 23 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200010.

MARTINS, Ana A. L. Mediação informacional: uma perspectiva a partir do campo social da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 319p. (Aprender; 23.). p. 21-34. Disponível em: http://files.biblio-2008.webnode.com.br/200000040-76a3b771d5/fontes_de_informacao_para_pesquisadores_e_profissionais_parte_001.pdf Acesso em: 09 jul. 2020.

MUNARETTO, Lorimar Francisco; CORRÊA, Hamilton Luiz; ARAÚJO, Carneiro da Cunha Júlio. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 9-24, jan./mar. 2013.

NASCIMENTO, Denise Morado. A abordagem sociocultural da informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 2, 2006.

NASCIMENTO, Denise M.; MARTELETO, Regina M. A informação construída nos meandros dos conceitos da teoria social de Pierre Bourdieu. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, out. 2004.

OLIVEIRA, Cláudio de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 75-95, 01 dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019 Acesso em: 20 jul. 2020.

SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.) Método de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

SOUSA JÚNIOR, João Henrique de; RAASCH, Michele; SOARES, João Coelho; RIBEIRO, Leticia Virgínia Henriques Alves de Sousa. Da desinformação ao caos: uma análise das fake news frente à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, edição especial, p. 331-346, abr. 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978/20912 Acesso em: 07 jul. 2020.

SOUZA, Nayara Iris Silva e. A disseminação de fake news no caso do coronavírus (COVID-19): uma análise discursiva. Revista Memento, Três Corações, v. 11, n. 2, p. 1-20, jan./jun. 2020. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/6123 Acesso em: 07 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

Farias, G. B. de, Farias , M. G. G. de ., Batista , A. P. ., Maia , F. C. de A., & Fernandes , J. C. P. . (2022). Análise das percepções de docentes e discentes da ciência da informação durante a pandemia covid-19. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 473–494. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41737

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.