Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Letramento informacional, Bibliotecário escolar

Resumo

Aponta a necessidade da valorização do bibliotecário escolar, sua importância enquanto agente educador e a necessidade da parceria com os professores, expandindo o aprendizado para fora da sala de aula. Analisa a prática do letramento informacional, na qual o bibliotecário desempenha papel de mediador, como forma de capacitar os indivíduos a conseguirem realizar, de forma autônoma, as atividades de identificação e uso de fontes de informação confiáveis para tomada de decisões e solução de problemas dentro e fora do espaço da escola. Apresenta-se como uma revisão de literatura e aborda a biblioteca escolar a partir dos conceitos de mediação e letramento, estabelecendo relações entre as áreas. Conclui que é de fundamental importância a parceria entre os professores e bibliotecários, porém a biblioteca escolar ainda esbarra em alguns entraves envolvendo a aplicação das leis responsáveis por implementar de forma obrigatória as bibliotecas nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Graduada em Biblioteconomia e Documentação (1987) e em História (1992) pela Universidade Federal Fluminense; mestrado em Educação (1997) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado (2012) em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas. No campo da Documentação, atuou como bolsista de aperfeiçoamento do Centro de informações Nucleares (1987-1989); bibliotecária do SESC (1989-2004), sendo responsável pela organização do acervo bibliográfico e pelas atividades de leitura da unidade da Tijuca, onde coordenou o projeto Palavra em Cena; bibliotecária da Universidade Federal Fluminense(1993-2008), trabalhou no Núcleo de Documentação e no Centro e Memória Fluminense; foi professora dos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estácio de Sá e do Curso de Pedagogia do Instituto Educação do Rio de Janeiro. Desde 2009 é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Em 2013 foi credenciada como professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordena projeto de iniciação cientifica sobre a função Informacional e pedagógica dos arquivos históricos escolares.

Vinicius Ribeiro Soares dos Santos, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Hugo Figueiredo Mafra, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciência da Informação, Niterói, RJ, Brasil

Mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFF), Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Referências

ALMEIDA, R. O. Mediação e letramento Informacional: algumas considerações. Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 1-20, 2016. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/80829 Acesso em: 26 abr. 2019.

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Mediação da informação e Múltiplas linguagens. Tendências da pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103 2009. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/119300 Acesso em: 26 abr. 2019.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION - ALA. Report of the presidential committee on information literacy: final report. [S.l.], 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential Acesso em: 25 abr. 2019.

BELLUZZO, R. C. B. As competências do profissional da informação nas organizações contemporâneas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 58-73, 2011.

BRASIL. Congresso. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 9.484/2018. Altera a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares nas instituições de ensino do País, para dispor sobre uma nova definição de biblioteca escolar e cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares (SNBE). Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2167716 Acesso em: 23 jul. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.htm Acesso em: 23 jul. 2019.

CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 28-37, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000300004&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 25 abr. 2019.

CAMPELLO, B. S. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUDZIAK, E. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php Acesso em: 20 jul. 2019.

ESTÁCIO, L. S. S.; BEDIN, S. P. M. A competência informacional do bibliotecário escolar no desenvolvimento de ações culturais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 379-394, 2015. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1131 Acesso em: 8 abr. 2019.

GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 3, p. 83-92, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v39n3/v39n3a07.pdf Acesso em: 15 maio 2019.

GASQUE, K. C. G. D. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. AtoZ - novas práticas em informação e conhecimento, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315 Acesso em: 13 ago. 2020.

GASQUE, K. C. G. D. Pesquisas na pós-graduação: o uso do pensamento reflexivo no letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 40, n. 1, p. 22-37, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v40n1/a02v40n1.pdf Acesso em: 10 ago. 2020.

GASQUE, K. C. G. D.; SILVESTRE, F. M. Competência leitora nas bibliotecas escolares. Em Questão, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 79-105, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/68642 Acesso em: 17 abr. 2019.

GRAMSCI, A. A formação dos intelectuais. In: GRAMSCI, A. Os intelectuais na organização a cultura. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 3-23.

GRIZLLE, A.; CALVO, M. C. T. (ed.). Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. Brasília: UNESCO, 2016.

GUEDES, C. A.; FARIAS, G. B. Information literacy: uma análise nas bibliotecas escolares da rede privada em Natal/RN. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 4, n. 2, p. 110-133, 2007. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/28761 Acesso em: 31 maio 2019.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Comité Permanente da Secção de Bibliotecas Escolares da IFLA. Diretrizes da IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. 2. ed. rev. [s.n.]: Portugal, 2016. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resource-centers/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf Acesso em: 15 maio 2019.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS (IFLA). Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. 1999. Disponível em: http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf Acesso em: 14 maio 2019.

LEMOS, A. A. B. Bibliotecas. In: CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. T. (org.). Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 101-119.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, M. B. Biblioteconomia progressista: elementos para repensar a formação. Folha de rosto em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Cariri, v. 4, n. esp., p. 5-14, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/350/309 Acesso em: 12 ago. 2020.

MOTA, F. R. L. Competência informacional e necessidade de interação entre bibliotecários e professores no contexto escolar. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 121-127, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/447 Acesso em: 17 abr. 2019.

OLIVEIRA, D.; ZEN, A. M. Ação cultural em bibliotecas escolares da rede pública de Porto Alegre. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2002, Fortaleza, CE. Anais [...]. Fortaleza: [ANCIB], 2002.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nova York, 2009. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf Acesso em: 21 mar. 2020.

PEREIRA, A. K. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação, 2009.

PEREIRA, G.; CAMPELLO, B. S. Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patricia Montiel-Overall e do modelo TLC. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, v. 10, n. 2, p. 4-13, 2016. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/5491 Acesso em: 7 abr. 2019.

PERUCCHI, V. A importância da biblioteca nas escolas públicas municipais de Criciúma – Santa Catarina. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 4, n. 4, 1999.

SILVA, W. C. Miséria da biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

TRAVASSOS, S. Biblioteca escolar: muito além de estantes arrumadas. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (org.). Cursos da Casa da Leitura: biblioteca e mediação da leitura. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010. p. 65-74. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/341 Acesso em: 7 abr. 2019.

WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf Acesso em: 6 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

Souza, E. G. de, Santos, V. R. S. dos, & Mafra, H. F. (2021). Biblioteca escolar, mediação e letramento informacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 600–616. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.31670