Humanidades digitais na ciência da informação brasileira: análise da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29582

Palavras-chave:

Ciência da Informação. Humanidades digitais. Produção científica. Brasil.

Resumo

A tecnologia digital nas atividades humanas mobiliza contribuições e atenção de diferentes campos científicos. Como ferramenta contemporânea, altera significativamente as práticas na vida cotidiana, além de congregar inovações em diferentes segmentos sociais, sendo o fenômeno caracterizado como humanidades digitais. Apesar de ainda não ser um campo de estudo totalmente consolidado, sua inserção em diversas áreas do conhecimento é notória por trazer benefícios amplos para a sociedade. Apesar disso, observa-se uma exígua exploração sobre como as humanidades digitais podem atuar no que concerne à sua transversalidade com a ciência da informação. Neste sentido, objetiva-se analisar os trabalhos de autores brasileiros da ciência da informação que contemplam as humanidades digitais como objeto de estudo. A partir de um estudo teórico-bibliográfico, verifica-se como a ciência da informação tem incorporado o conceito transdisciplinar das humanidades digitais, traçando um panorama conceitual e epistemológico sobre a convergência dos campos. Para tanto, a pesquisa analisa trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), em razão de sua relevância na promoção da pesquisa e estudos avançados da área no Brasil. A metodologia adotada possui caráter qualitativo, sendo aplicada a técnica de análise de conteúdo para interpretação e produção de inferências. Como resultados principais, verifica-se que a inserção das humanidades digitais na pesquisa brasileira de ciência da informação é escassa, mas que colabora com o desenvolvimento do tema de forma consistente. Conclui-se que existem diversas vertentes dentro das humanidades digitais em convergência com o campo da informação que podem ser interessantes, com provável crescimento exponencial nos próximos anos.

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Biografia do Autor

Laura Mariane de Andrade, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Carlos, SP, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Especialização em Gestão da Informação Digital pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2016), atuando principalmente nos seguintes temas: organização do conhecimento; humanidades digitais; redes sociais, biblioteca 2.0, web 2.0 e colaboração. Possui vínculo como bibliotecária na a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013-atual).

Paula Regina Dal'Evedove, Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Carlos, SP, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Coordenadora do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia e Ciência da informação PET/BCI. Cumpriu Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista com bolsa de Pós-Doutorado Júnior do CNPq (2016-2017). Possui Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (2014); Doutorado (2014) em Gestión de la Información pelo Programa de Doctorado en Gestión de la Información en las Organizaciones da Universidad de Murcia - UMU/Espanha; Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (2010); Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista (2007); Tecnólogo em Gestão de Pessoas (2007) pelo Centro Universitário Eurípides de Marília. Líder do grupo de pesquisa "Representação e Humanidades Digitais" (UFSCar) e Vice-Líder do grupo de pesquisa "Representação Temática da Informação" (UNESP). Colabora com o grupo de pesquisa "Análise Documentária" (UNESP). Exerce atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: Organização do Conhecimento; Representação da informação; Humanidades Digitais; Repositórios institucionais; Tratamento Temático da Informação; Indexação; Linguagens de indexação; Metadados temáticos; Representação social; e Informação, tecnologias e inovação em saúde.

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

Andrade, L. M. de, & Dal’Evedove, P. R. (2020). Humanidades digitais na ciência da informação brasileira: análise da produção científica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 439–451. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29582

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