Propostas e conceitos para disciplinas de Música e Cena

estudos na UFGD com atravessamentos decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51048

Palavras-chave:

Música, Educação Musical, Artes Cênicas, Teatro, Ensino

Resumo

Os cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados possuem interessante relação com a área de Música e Cena, e ofertam três componentes curriculares desta disciplina híbrida teatral-musical. Pensar na educação musical para artistas da cena é via que ressaltamos como fundamental para a interlocução com os elementos sonoros de uma obra audiovisual. As atualizações dos projetos pedagógicos buscam atravessamentos decoloniais para distintos diálogos que abarquem a contemporaneidade. O artigo divide questionamentos que atravessam o histórico e as atualizações dos módulos, bem como abre compartilhamentos de pesquisas do autor em contato com outros/as pesquisadores/as.

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Biografia do Autor

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - área de Música e Cena. Em 2021 fez Pós-Doutorado e foi Professor Colaborador Assistente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2016); Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011); Especialista em Encenação Teatral pela Universidade Regional de Blumenau (2009) e graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Artista (Markus Chaves) com registro profissional (DRT) nas funções de ator, diretor, sonoplasta, operador e técnico de som; atualmente divulga seu solo Fulaninho (2018) e atua na douradense Cia. Última Hora. É integrante do comitê científico da Società Italiana per l'Educazione Musicale (SIEM) - seção de Macerata. Integra os seguintes grupos de pesquisa: e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais (CNPq); Atuar em Arte, Vida e Sociedade (CNPq); Vocalidade & Cena (CNPq). Participa da Rede Voz e Cena. Em 2019 atuou no Casulo Espaço de Cultura e Arte com Graciela Chamorro, onde elaboraram experimentações vocais e musicais a partir de influências indígenas Terena, Guarani e Kaiowá em um Laboratório de Voz, com participação do Grupo Veraju. Foi coordenador do curso de graduação em Artes Cênicas da UFGD na gestão 2015, e do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Teatro: Poéticas e Educação (2014-2016). Marcos tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, música, educação musical, preparação musical e vocal para artistas da cena, trilha sonora e música de cena. 

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Chaves, M. M. (2023). Propostas e conceitos para disciplinas de Música e Cena: estudos na UFGD com atravessamentos decoloniais. Voz E Cena, 4(02), 91–105. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i02.51048

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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