Nos caminhos das intersecções cênicas entre voz e discurso

dispositivos de potência do contar-se

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31389

Palavras-chave:

Voz, Discurso, Teatro, Performance, Artes Cênicas

Resumo

O presente artigo traz duas obras artísticas montadas em Dourados/MS, Fragmentos de Corpos Urbanos (2016), da Cia. Última Hora, e Jaity Muro (2018), protagonizado por Júnia Pereira e Rossandra Cabreira (Kuña Poty Rajegua), para análise e cruzamentos entre voz e discurso, em especial relação entre o urbano e não urbano. Voz e discurso são temas pulsantes na área vocal dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados, enfatizados recentemente na disciplina Técnicas e Poéticas da Voz III ”“ ministrada no segundo semestre de 2019 por Marcos Chaves. A autora e os autores desenvolvem esta comunicação para ampliar conversações dentro da universidade douradense, e para reverberações e trocas externas a respeito da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Marcos Chaves é professor adjunto do Curso de Artes Cênicas da UFGD, da área de Música e Cena. Doutor em Teatro pela UDESC. Ator, diretor, criador de trilha sonora, preparador vocal e educador musical, compõe a Cia. Última Hora (Dourados/MS) e participa do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena.

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Ariane Guerra é professora adjunta do Curso de em Artes Cênicas da UFGD, da área de Corpo e Movimento. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA. Atriz, performer, diretora artística, preparadora corporal e radialista, compõe a Cia. Última Hora (Dourados/MS).

José Manoel de Souza Junior, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados/MS, Brasil

Junior Souza é Especialista em Teatro: Poéticas e Educação, e bacharel em Artes Cênicas pela UFGD; atuou como professor substituto do referido curso (2017-2018); é regente auxiliar da Orquestra da UFGD e ator da Cia. Última Hora (Dourados/MS).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CHAMORRO, Graciela. História Kaiowa: das origens aos desafios contemporâneos. São Bernardo do Campo, SP: Nhanduti Editora, 2015.

CHAVES, Marcos; SOUZA JUNIOR, José Manoel de; LAVAGNOLI, Giovanna. Voz e discurso em montagens cênico-performativas: dois casos de exposição e fragmentos. Vozes em Ação, Revista Rebento, do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/IA-Unesp, São Paulo, n. 10, pp. 174-189, junho 2019.

COLIN, Daniel. O sul do corpo é o nosso norte: práticas deCUloniais em corpos de artistas brasileir*s. 2019. 265 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

FABIÃO, Eleonora. Programa Performativo: o corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, n. 4, dezembro 2013, pp. 01-11. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276/256. Acesso em: 12 dez. 2017.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FERNANDES, Cleudeumar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Claraluz, 2007.

GUERRA BARROS, Ariane Guerra. Entre o corpo do ator/performer e o espaço urbano: um teatro performativo. 2020. 195 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003.

PEREIRA, Júnia Cristina. Dramaturgias de Si e do Outro: Construções Identitárias. 2019. 253 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

REIS-ALVES, Luiz Augusto dos. O conceito de lugar. Revista Arquitextos Agosto/2007. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/08.087/225/. Acesso em: 8 jul. 2019.

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

29-06-2020

Como Citar

Chaves, M. M., Barros, A. G., & Junior, J. M. de S. (2020). Nos caminhos das intersecções cênicas entre voz e discurso: dispositivos de potência do contar-se. Voz E Cena, 1(01), 59–75. https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i01.31389

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)