Criar Vozes, Narrar Mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48489

Palavras-chave:

Voz, Práticas Integrativas, Contação de Histórias, Teatro Narrativo Feminista, Sound Healing

Resumo

Neste texto, tecemos reflexões sobre o processo criativo desenvolvido no Seminário Temático Criar Vozes, Narrar Mulheres, ministrado em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A disciplina se configurou como um laboratório prático de criação no qual estiveram em estudo as práticas vocais integrativas e as poéticas vocais aplicadas à contação de histórias, em um possível teatro narrativo feminista, numa busca pela dimensão  poética-politica-integrativa da voz na contação de histórias que curam. Neste processo, associamos histórias de vida e canções ao texto Um teto todo seu, de Virginia Woolf. Teoricamente, tecemos reflexões a partir das experiências práticas em diálogo com algumas pensadoras da Teoria Crítica Feminista. Ao final da disciplina apresentamos o sarau performático Narrar Mulheres, no Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da UDESC, na cidade de Florianópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Dordete , Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Professora Associada IV do Departamento de Artes Cênicas da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro da UDESC. Diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Centro de Artes da UDESC (gestão 2017-2021). Doutora e Mestra em Teatro pela UDESC. Bacharela em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela FAP - Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da FECATE - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, representando a UDESC (2019-2021). É membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura - CAIC, de Florianópolis, representando a UDESC. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (ABRACE). É atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Meran Vargens, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador/BA, Brasil

Atriz e diretora teatral, possui graduação em Educação Artística, Habilitação Em Artes Cênicas pela Universidade Católica do Salvador (1985), especialização em Composição Coreográfica pela Escola de Dança UFBA (1994), mestrado em Ma In Theatre Arts Performance - University of London (1997), doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005) e pós-doutorado pelo Instituto de Artes da UNICAMP - SP (2010). Pós-doutorado pelo Centro de Letras e Artes da UNIRIO (2016). Atualmente é professora Associado I da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desempenha-se como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFBA) desde março de 2017.

Referências

CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Trad. Flávio Terrigno Barbeitas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Tradução Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

MIRANDA, Maria Brígida de. Colcha de Memórias: epistemologias feministas nos estudos das artes da cena. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas. v. 3, n. 33, 2018.

MIRANDA, M. B. de. Rainhas, sutiãs queimados e bruxas contemporâneas - reflexões a partir da montagem Vinegar Tom. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 133-146, 2008.

WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Círculo do livro, 1990. Disponível em: https://iedamagri.files.wordpress.com/2014/07/uma-hipotc3a9tica-irmc3a3-de-shakespeare-um-teto-todo-seu.pdf .

Downloads

Publicado

29-06-2023

Como Citar

Dordete , D., & Vargens, M. M. da C. (2023). Criar Vozes, Narrar Mulheres. Voz E Cena, 4(01), 12–25. https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48489

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.