A voz em cena na língua Hãtxa Kuin para não indígenas

Perspectivas poéticas e políticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56131

Palavras-chave:

Voz, Corpo, Língua Originária, Cena, Criação

Resumo

Este artigo propõe reflexões a partir da experiência estético corpo-vocal do trabalho de criação cênica realizado no contexto de finalização da disciplina de Atuação I do curso de Teatro da Universidade Federal do Acre. O processo de criação foi coletivo e resultou na peça: “Akiri: Quem gritará?” Este trabalho baseia-se especificamente na observação do processo criativo dos alunos da disciplina de Atuação, ano de 2024, que trabalharam textos e letras de música em Hãtxa Kuin. Busca-se observar perspectivas políticas e poéticas a partir da experiência relatada.

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Biografia do Autor

Viviana de Souza Coletty, Universidade Federal do Acre - UFAC, Rio Branco/AC, Brasil

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestrado em Artes, Filosofia e Estética - Universidade Paris 8 (2012) e doutorado cotutela em Estética, Ciências e Tecnologias das Artes pela Universidade Paris 8 (2017) e em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP (2017). Atualmente é docente da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, dança, estética, comunicação e filosofia. É pesquisadora associada e colaboradora do grupo Cenas do mundo, criação, saberes criticos. Escola doutoral estética, ciência e tecnologias das Artes, universidade Paris 8.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Coletty, V. de S. (2024). A voz em cena na língua Hãtxa Kuin para não indígenas: Perspectivas poéticas e políticas. Voz E Cena, 5(02), 114–132. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i02.56131

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Dossiê Temático - Artigos

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