Investigação de um processo de ensino e aprendizagem de Atuação Através da Canção no ensino superior brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40317

Palavras-chave:

Atuação Através da Canção, Ensino e Aprendizagem, Atuação, Canto

Resumo

A proposta deste artigo é a de apresentar a investigação de um processo de ensino e aprendizagem da abordagem Atuação Através da Canção no ensino superior brasileiro, mais especificamente nos cursos de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. A pesquisa descreve um processo de aulas envolvendo essa abordagem de treinamento de atuação em concomitância com a voz cantada, considerando o desenvolvimento dos estudantes e suas respostas às técnicas trabalhadas em sala de aula, com o propósito de investigar a criação de uma possível metodologia de ensino no Brasil utilizando essa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Mundim, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Tiago Mundim - Bolsista PNPD (CAPES) de Pós-Doutorado do PPG-CEN da UnB (2019-2022). Doutor em Arte Contemporânea pelo PPG-Arte da UnB (2018). Participa do grupo de pesquisa Vocalidade & Cena: http://lattes.cnpq.br/0586365487485364 - https://orcid.org/0000-0003-3079-6671 .

Referências

ADLER, Stella. The Art Of Acting. Applause Books, Canada, 2000.

ALEIXO, Fernando. Pistas para um inventário de voz: conhecer a si mesmo para se transformar. Voz e Cena, v. 1, n. 02, p. 69-82, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34146.

BONFITTO, Matteo. Entrevista com Erika Fischer-Lichte. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 131–141, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v2i1.8647719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647719.

BONFITTO, Matteo. O Ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. São Paulo: Unicamp, 1994.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro: Teoria e Prática. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

COPELIOVITCH Andréa. O processo pré-expressivo do ator. Revista Garrafa, v. 2, n. 4, 2004. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/garrafa/article/view/20004.

DAVINI, Silvia Adriana. Cartografias da voz no teatro contemporâneo - O caso de Buenos Aires no final do século XX. PPG-CEN, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

DUNBAR, Zachary. Stanislavski’s System in Musical Theatre Actor Training: anomalies of acting song. Stanislavski Studies, Volume 4, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/20567790.2016.1155366?journalCode=rfst20 - https://doi.org/10.1080/20567790.2016.1155366.

FERRACINI, Renato. Ação física: afeto e ética. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 13, p. 123-133, 2009. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102132009123 - https://doi.org/10.5965/1414573102132009123.

FILICE, Renisia Cristina Garcia; SANTOS, Deborah Silva. Ações Afirmativas e o Sistema de Cotas na UnB: Antecedentes históricos. Cadernos de Educação, Brasília, n. 23, p. 209-248, jul./dez. 2010. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2015/03/05-a%C3%A7%C3%B5es-afirmativas-e-o-sistema-de-cotas-na-unb.pdf .

HARVARD, Paul. Acting Through Song: Techniques and Exercises for Musical-Theatre Actors. London: Nick Hern Books, 2013.

HENRIQUES, João. Da Imaginação à Voz: Interioridade Afetiva e Corporeidade no trabalho da Direção Vocal com o Ator. Voz e Cena, v. 2, n. 01, p. 09-34, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37552.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

KOELSCH, Stefan. Brain correlates of music-evoked emotions. Nature Reviews | NEUROSCIENCE - volume 15, pp. 170-180, march 2014. Disponível em: https://www.nature.com/articles/nrn3666 - https://doi.org/10.1038/nrn3666.

KRASNER, David. Strasberg, Adler and Meisner: Method Acting In: HODGE, Alison. Actor Training. Routledge, London, USA and Canada, 2010.

LABAN, Rudolf. The Mastery of Movement. Alton, Hampshire, UK: Dance Books Ltd., 2011.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. 7ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

MARINHO, Jorge Renan Mendes. Reflexões e compossibilidades de atuação para atores e contadores de histórias. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2021.

MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, n. 26, p. 63-81, nov. 2013. ISSN 2176-1485. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11881 - https://doi.org/10.5902/2176148511881.

MOLNAR-SZAKACS, Istvan; OVERY, Kate. Being Together in Time: Musical Experience and the Mirror Neuron System. University of California Press. Music Perception: An Interdisciplinary Journal, Vol. 26, No. 5, pp. 489 - 504, June 2009. Disponível em: https://online.ucpress.edu/mp/article-abstract/26/5/489/62447/Being-Together-in-Time-Musical-Experience-and-the?redirectedFrom=fulltext - https://doi.org/10.1525/mp.2009.26.5.489.

MOLNAR-SZAKACS, Istvan; OVERY, Kate. Music and mirror neurons: from motion to 'e'motion. Social Cognitive and Affective Neuroscience, p. 235 - 241, 2006. Disponível em: https://academic.oup.com/scan/article/1/3/235/2362883 - https://dx.doi.org/10.1093/scan/nsl029.

MOORE, Tracey; BERGMAN, Allison. Acting the Song: Performance Skills for the Musical Theatre. New York: Allworth Press, 2008.

MUNDIM, Tiago Elias. A utilização de tecnologias em processos de aprendizagem, treinamento e performance do ator-cantor-bailarino de Teatro Musical. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34744.

MUNDIM, Tiago Elias. Broadway ou West End: influências dos musicais anglófonos na produção dos musicais no (e do) Brasil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Dossiê Temático: O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades. Florianópolis, v.2, n. 41, p. 1-31, setembro de 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20441.

MUNDIM, Tiago; LIGNELLI, César. Acting Through Song: a música como norteadora para o desenvolvimento das habilidades do ator-cantor-bailarino no Teatro Musical. Vozes em Ensaio - Rebento: Revista das Artes do Espetáculo (Unesp), São Paulo, nº. 10, p. 19-45, junho 2019a. ISSN: 2178-1206. Disponível em: http://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/349.

MUNDIM, Tiago; LIGNELLI, César. Recorrentes vias de comoção da plateia em espetáculos de Teatro Musical. Repertório (UFBA), Salvador, ano 22, nº 33, pp. 253-270, dezembro 2019b. ISSN: 2175-8131. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/32422 - http://dx.doi.org/10.9771/r.v0i33.32422.

PARRA, Sandra. A Imaginação no Trabalho de Integração Voz-Movimento Corporal . Voz e Cena, v. 2, n. 01, p. 35-46, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/37528.

PICON-VALLIN, Beatrice. A Cena Em Ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SELIONI, Vasiliki. Laban-Aristotle: Zoon in Theatre Praxis: towards a methodology for movement training for the actor and in acting. 2013. Thesis (PhD) - The Royal Central School of Speech and Drama, University of London, London, 2013.

TENENBLAT, Nitza. Portas Poéticas: espaço para a imprevisibilidade poética em cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1-30, 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/14145731023820200037. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18144.

VALENÇA, Ernesto Gomes. Ficção e Realidade no Teatro a partir das Ideias de Vilém Flusser. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 10, n. 3, e92353, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602020000300305&lng=en&nrm=iso - https://doi.org/10.1590/2237-266092353.

VIEIRA, Súlian. A voz como produção corporal: o Princípio Dinâmico dos Três Apoios. In: ALEIXO, Fernando (Org). Práticas Poéticas Vocais II. Uberlândia: Universidade de Uberlândia, 2016.

VIEIRA, Sulian. Abordagem pragmática de textos teatrais e a técnica da microatuação: da letra à voz e à palavra em performance. In: ALEIXO, Fernando (Org.). Práticas e poéticas vocais. Uberlândia: Editora EDUFU, vol. 1, 2014.

VIEIRA, Sulian; SILVA, Lucas Rodrigo dos Santos. A Palavra Lírica: jogos e desafios da rima em performance. Voz e Cena, v. 2, n. 01, p. 47-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/34335.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

Mundim, T. E. (2021). Investigação de um processo de ensino e aprendizagem de Atuação Através da Canção no ensino superior brasileiro. Voz E Cena, 2(02), 166–193. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i02.40317

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>