Da Imaginação à Voz
Interioridade Afetiva e Corporeidade no trabalho da Direção Vocal com o Ator
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37552Palavras-chave:
Direção vocal, Interioridade afetiva, Corporeidade, Imagens mentais, InsightResumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o modo como os mecanismos da corporeidade e interioridade afetiva, imagens mentais e emoção, simulação e memória, encontro e empatia, estabelecem um circuito de contaminações sucessivas para a ativação eficaz e expressiva da voz e da palavra no trabalho sobre o texto dramático, na relação entre a direção vocal e o ator. Partindo dos princípios da embodied cognition, propõe-se defender o contributo colaborativo que esta relação pode acrescentar aos processos de criação cénica, ao promover a relação entre a palavra e a força da sensação do seu imaginário mental partilhado, fazendo emergir insights a que o corpo do ator dá voz.
Downloads
Métricas
Referências
ABEL, Marcos Chedid. O Insight na Psicanálise. Psicologia, Ciência e Profissão. Nº23, vol. 4, pp. 22-31, 2003.
ARIETI, Silvano. Creativity: The magic synthesis. New York, Basic Books, 1976.
AUSTIN, John Langshaw. How to do Things with Words. In: AUSLANDER, Philip (ed.) Performance. Critical Concepts in Literary and Cultural Studies. London & New York, Routledge, 2003, vol. I, pp. 91-98.
BARSALOU, Lawrence. Grounded Cognition. Annual Reviews of Psychology, nº 59, pp. 617-645, 2008.
BELO, Sara. As especificidades da voz do actor no legado das professoras Natália de Matos e Maria João Serrão. Revista Alicerces, vol. 6, pp. 27-46, 2016. Repositório Científico do IPL. Imprensa Politécnico de Lisboa.
BERTINETTO, Alessandro. The role of Image in Fichte’s Transcendental Logic. In: LEJEUNE, Guillaume (ed.). La question de la logique dans l’idéalisme allemande. Georg Olms Verlang, Hildesheim, Zurich, New York, pp. 95-108, 2012.
BISOL, Benedetta. Corpo e corporeidade no pensamento de J. G. Fichte. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea. Brasília, vol. 2, nº 1, pp. 20-33, 2014.
BRECHT, Bertolt. Poemas. Lisboa, Editorial Presença, Coleção Forma, 1976.
DAMÁSIO, António. O Livro da Consciência. A Construção do Cérebro Consciente. Lisboa, Temas e Tebates, Círculo de Leitores, 2010.
DAMÁSIO, António. O sentimento de Si. O Corpo, a Emoção e a Neurologia da Consciência. Lisboa, Publicações Europa-América, 2000.
DARWIN, Charles. A expressão das emoções no homem e nos animais. Lisboa, Relógio D’Água, 2006.
DECETY, Jean; GRÈZES, Julie. The power of simulation: Imagining one’s own and other’s behaviour. BrainResearch, vol. 1079, pp. 4-14, 2006.
FAUCONNIER, Gilles; TURNER, Mark. The Way We Think: Conceptual Blending and the Mind’s Hidden Complexities. New York, Basic Books, 2002.
FICHTE, Johan Gottlieb. Fundamento do Direito Natural Segundo os Princípios da Doutrina da Ciência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.
FRAZZETTO, Giovanni. Como Sentimos. O que a neurociência nos pode – ou não – dizer sobre as nossas emoções. Lisboa, Bertrand Editora 2014.
GALLESE, Vittorio– Embodied simulation: From neurons to phenomenal experience. Phenomonology and the Cognitive Sciences, vol. 4, pp. 23-48, 2005.
GIL, José. A Imagem-Nua e as Pequenas Perceções: Estética e Metafenomenologia. Lisboa, Relógio d’Água Editores, 2ª edição, 2005.
GIL, José. O Espaço Interior. Lisboa, Editorial Presença, 1993.
KANDINSKY, Wassily. Sobre a questão da forma. Gramática da Criação. Lisboa, Edições 70, pp. 13-37, 1970.
KOHLER, Wolfgang. The Mentality of Apes. Nova Iorque, Harcourt, Brace & World Inc., 1925.
LADYMAN, James; ROSS, Don. Everything Must Go: Metaphysics Naturalized. Oxford, Clarendon Press, 2007.
LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago, Univ. Chicago Press, 1980.
LAKOFF, George, JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh: The Embodied Mind and Its Challenge to Western Thought. New York, Basic Books, 1999.
LANGER, Susanne Katerina. Speculations on the Origins of Speech and Its Communicative Function. Philosophical Sketches, Baltimore - Johns Hopkins, pp. 26-53, 1962.
LEDOUX, Joseph. Synaptic Self: How Our Brains Become Who We Are. New York, Penguin Books, 2002.
MASCARENHAS, Aristeu. Bergson e Kant: o problema do tempo e os limites da intuição. Trans/Form/Ação, vol.40 nº 2, pp. 103-124, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia, abr./jun, 2017.
RODRIGUES, Danielli. A Voz na peça Radiofónica de Artaud e sua Linguagem Subversiva Marginal. REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS – Ano 5, vol.1, nº 8, 2014.
SADOSKI, Mark. Imagination, Cognition and Persona. Rhetoric Review, vol 10, nº 2, pp. 266-278, 1992.
SANDLER, Joseph; DARE, Christopher; HOLDER, Alex. O Paciente e o Analista – Fundamentos do Processo Psicanalítico. Rio de Janeiro, Imago Editora, 1977.
STANISLAVSKI, Constatin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 19ª Edição, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.