Miau, de Victor Flusser
os desafios da reconstrução e montagem de uma obra
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i01.42300Palavras-chave:
Educação musical contemporânea, Voz infantil e juvenil, Práticas criativas, Técnicas de gravação e mixagem, Música à distânciaResumo
Este artigo traz reflexões, questões e soluções relacionadas à montagem de Miau, de Victor Flusser, e mostra sua adaptação ao ambiente virtual. É uma experiência em processo, desenvolvida pelo G-pem - Grupo de Pesquisa em Educação Musical da Unesp. O texto inspirou-se na ideia de rizoma (Deleuze; Guattari, 2017) e com ele buscou-se um caminho do “eu” ao “nós”. Ele contém: Introdução, descrição da estrutura da obra; ponderações acerca da base-guia que orienta as gravações; questões relacionadas ao Cânone Gestual; especificidade das vozes infanto-juvenis; descrição de técnicas utilizadas na produção do áudio. Em todos os segmentos apontam-se questões surgidas e soluções encontradas.
Downloads
Referências
DAFFERN, Helena; BALMER, Kelly; BRETON, Judas. Cantando juntos, mas separados: a experiência de membros e facilitadores do coral do Reino Unido durante a pandemia de Covid-19. Fronteiras em psicologia, p. 303, 2021.
DELEUZE, Gille; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia 2. Vol. 1. 2ª Ed. 2ª Reimpressão. Editora 34. São Paulo: 2017.
EREN, H. C.; ÖZTUG, E. K. The implementation of virtual choir recordings during distance learning. Cypriot Journal of Educational Science. 15(5), 2020. pp. 1117-1127. https://doi.org/10.18844/cjes.v15i5.5159 .
FLUSSER, Victor; GAILLAGUET, Gérard. Miaouh Miau. Lyon: Mômeludies, n.d.
GABORIM MOREIRA, A. L. I.; EGG, M. de S. Cantando na escola: caminhos e possibilidades para a educação vocal. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 19, p. 34-56, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018034 . Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13128.
GOVER, Matan et al. Choir Singers Pilot-An online platform for choir singers’ practice. 2021.
GRUSHKA, Kathryn et al. A Virtual Choir Ecology and the Zoom-machinic: Visual Technologies as a Panacea for Social Isolation. Video Journal of Education and Pedagogy, v. 5, n. 1, pp. 1-16, 2021.
LEIPER, Tara. A Study of the Impact on Health and Wellbeing of Amateur Choir Singers as Face-to-Face Group Singing Moved Online. Voice and Speech Review, pp. 1-18, 2021.
RAKASIWI, Lukas Gunawan Arga; GHUFRON, Anik. The Implementation of Zoom Cloud Meeting on Choir Learning in the Covid-19 Pandemic. In: 5th International Conference on Arts Language and Culture (ICALC 2020). Atlantis Press, 2021. pp. 6-13.
TIBA, Içami. Quem ama, educa. São Paulo: Editora Gente. 2002.
WEGNER, Ana; FEITOSA, Charles; DORDETE; Daiane; MUNDIM, Tiago. Editorial/Dossiê Temático. Voz e Cena, v. 02, n. 02, julho-dezembro/2021 - pp. 06-08. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/41227 .
WEGNER, Ana Cristine; UHIARA, Rafaella. A Voz do ator em ambiente digital: entrevista com os sonoplastas e formadores da SP Escola de Teatro Edézio Aragão, Gregory Slivar e Raul Teixeira. Voz e Cena, v. 02, n. 02, julho-dezembro/2021 - pp. 194-211. ISSN: 2675-4584 - Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/40320 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.