Vaga Carne

Voz e Dramaturgia de um “Corpo Cenário”

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Voz, Atuação, Vaga Carne, Cinema

Resumo

O presente trabalho traz um olhar sobre a atuação, mais especificamente sobre a dramaturgia vocal e corporal tecida pela atriz Grace Passô para composição da personagem Voz no filme Vaga Carne. Compreende-se o trabalho vocal a partir da apreciação pela escuta, levando em consideração as proposições de Chion, que classifica em “escuta causal”, “escuta semântica” e “escuta reduzida”. Discute-se a proposição dramatúrgica de “corpo cenário”. Dá-se destaque a algumas discussões importantes presentes no texto dramatúrgico, tais como gênero e construção social do corpo. A metodologia parte de uma intenção de um exercício de reflexão e fruição aprofundado de espetáculo artístico feita a partir de apreciações do filme Vaga Carne no Vimeo da Embaúba Produções, no Canal do YouTube FilmesCultBr  e no I Encuentro Virtual Mujeres Afro en Escena 2020, realizada com base em uma pesquisa descritiva e explicativa em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Os principais resultados alcançados apontam para a percepção de Vaga Carne como uma obra de Teatro Contemporâneo construída em um terreno híbrido no qual se encontram as linguagens do cinema e do teatro, fecunda em discursos e discussões de relevante importância na atualidade, bem como em seus processos de composição e atuação.

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Biografia do Autor

Flávia Andresa Oliveira de Menezes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís/MA, Brasil

Doutoranda no PPGT/UDESC. Professora do DEARTC/UFMA. Coordenadora do OBSERVAVOZ (Observatório de Estudos sobre Voz) e membro do Grupo CENACORPO, ambos da UFMA; membro do grupo de estudos “Voz e Tecnologia nas Artes e na Filosofia”, linha de pesquisa do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop) UNIRIO.

André Luiz Antunes Netto Carreira, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis/SC, Brasil

Doutor em Teatro pela Universidad de Buenos Aires. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, na graduação e pós-graduação em Teatro (Mestrado - Doutorado); Professor do Mestrado Profissional em Artes/Prof-ARTES/UDESC. Professor convidado na Maestría ebn Práctica Escénica y Cultura Visual da Universidad Castilla-La Mancha / Museo Reina Sofia (Espanha); Maestría en Teatro Latinoamericano da Universidad de La República (Uruguai).

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

Menezes, F. A. O. de ., & Carreira, A. L. A. N. (2021). Vaga Carne: Voz e Dramaturgia de um “Corpo Cenário”. Voz E Cena, 2(02), 74–93. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/39224

Edição

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Dossiê Temático - Artigos

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