A Imaginação no Trabalho de Integração Voz-Movimento Corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37528

Palavras-chave:

Integração Voz-Movimento Corporal, Treinamento de ator, Imaginação, Neurociências, Grotowski.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância do trabalho com a imaginação no treinamento do artista cênico contemporâneo. A imaginação é apresentada aqui como um possível operacionalizador para a diluição da dicotomia entre mente e corpo, refletida na dicotomia “voz-corpo”, presente em muitas das abordagens tradicionais do trabalho do ator e da atriz sobre si mesmos. Para tanto, trazemos uma discussão sobre a natureza da mente, a partir da filosofia da mente e das neurociências. Tomamos como caso de estudo o trabalho vocal de Grotowski, tal como apresentado em sua palestra A Voz. O artigo conclui apresentando apontamentos sobre a utilização desses conceitos na prática com atores-estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Parra, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR, Brasil

Doutoranda em Artes da Cena no programa de pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação da Escola de Belas Artes - UFMG (2007), graduada em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), com habilitação em Teatro e Performance. Desenvolve pesquisa de linguagem em Teatro Físico e fronteira Teatro/Performance. Professora efetiva em Interpretação Teatral no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Performance Art, atuando principalmente nos seguintes temas: criação, improvisação, integração voz-movimento corporal, respiração para a criação cênica e performance.

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BÉZIERS, Marie-Madeleine; HUNSINGER, Yva. O Bebê e a Coordenação Motora. São Paulo: Summus, 1994.

CHURCHLAND, Paul M. Matéria e Consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2004.

DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GROTOWSKI, Jerzy. A Voz. In: FLASZEN, L; POLLASTRELLI, C. (Org). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/SESC; Pontedera: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.

GROTOWSKI, Jerzy. Los Ejercicios. Revista Máscara, Cidade do México, nº 11-12, p. 27-38, 1993a.

GROTOWSKI, Jerzy. Lo que Fue. Revista Máscara, Cidade do México, nº 11-12, p. 39-46, 1993b.

PARRA FURLANETE, Sandra. Estudos para integração voz–movimento corporal no trabalho do ator contemporâneo. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. Dissertação (Mestrado em Artes).

SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

STANISLAVSKI, Konstantin. O Trabalho do Ator – diário de um aluno. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte – formas de conhecimento: arte e ciência; uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

25-06-2021

Como Citar

Parra, S. (2021). A Imaginação no Trabalho de Integração Voz-Movimento Corporal . Voz E Cena, 2(01), 35–46. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37528

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias