A Imaginação no Trabalho de Integração Voz-Movimento Corporal
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.37528Palavras-chave:
Integração Voz-Movimento Corporal, Treinamento de ator, Imaginação, Neurociências, Grotowski.Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a importância do trabalho com a imaginação no treinamento do artista cênico contemporâneo. A imaginação é apresentada aqui como um possível operacionalizador para a diluição da dicotomia entre mente e corpo, refletida na dicotomia “voz-corpo”, presente em muitas das abordagens tradicionais do trabalho do ator e da atriz sobre si mesmos. Para tanto, trazemos uma discussão sobre a natureza da mente, a partir da filosofia da mente e das neurociências. Tomamos como caso de estudo o trabalho vocal de Grotowski, tal como apresentado em sua palestra A Voz. O artigo conclui apresentando apontamentos sobre a utilização desses conceitos na prática com atores-estudantes.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BÉZIERS, Marie-Madeleine; HUNSINGER, Yva. O Bebê e a Coordenação Motora. São Paulo: Summus, 1994.
CHURCHLAND, Paul M. Matéria e Consciência: uma introdução contemporânea à filosofia da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2004.
DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
GROTOWSKI, Jerzy. A Voz. In: FLASZEN, L; POLLASTRELLI, C. (Org). O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/SESC; Pontedera: Fondazione Pontedera Teatro, 2007.
GROTOWSKI, Jerzy. Los Ejercicios. Revista Máscara, Cidade do México, nº 11-12, p. 27-38, 1993a.
GROTOWSKI, Jerzy. Lo que Fue. Revista Máscara, Cidade do México, nº 11-12, p. 39-46, 1993b.
PARRA FURLANETE, Sandra. Estudos para integração voz–movimento corporal no trabalho do ator contemporâneo. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. Dissertação (Mestrado em Artes).
SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
STANISLAVSKI, Konstantin. O Trabalho do Ator – diário de um aluno. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
VIEIRA, Jorge de Albuquerque. Teoria do Conhecimento e Arte – formas de conhecimento: arte e ciência; uma visão a partir da complexidade. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.