Des-Afinados

reflexões sobre exigências de afinação para a atriz e o ator de teatro que cantam

Autores

Palavras-chave:

Cantarolar, Afinações, Performance Participativa, Vida social-cultural, Indústria Fonográfica

Resumo

Este artigo é uma introdução à discussão sobre o quesito afinação quando a atriz e o ator de teatro cantam em cena, não necessariamente no contexto do teatro musical. Apresenta um conceito de afinação, aborda o processo histórico que nos levou à padronização do lá=440Hz na música ocidental, e enfatiza a multiplicidade de sistemas de afinação e experimentos que já apontavam para essa variedade na indústria fonográfica da música popular. Apresenta-se um caso prático, uma montagem. A partir dos dados realçados nesta experiência, abre-se a discussão, ainda mais, quando se considera o canto/cantarolar em cena como um canto social, performance participativa, um conceito elaborado pelo etnomusicologista Thomas Turino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Possui Licenciatura em Educação Artística Habilitação Música - Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Music (Ethnomusicology) - PhD - University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o cargo de Chefia do Departamento de Artes Cênicas da UFPB (junho de 2017 a maio de 2019). Trabalhou na Universidade Federal de Goiás de 1995 a 2008 na Escola de Música e Artes Cênicas. Atua no Programa de Pós Graduação em Música da UFPB como professora permanente e no Programa de Pós Graduação em Performances Culturais da UFG como colaboradora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relação música e teatro, performance, voz, interpretação teatral e música popular, música e corpo. 

Referências

BASTOS, Juliana Carla. Ética sonora e suas implicações na sociedade de João Pessoa. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, 2019. Tese de doutorado.

CARVALHO, Letícia. Cantar em escuta: Uma investigação sobre o canto a partir do conceito de contato de Jerzy Grotowski. In: LIGNELLI, César; GUBERFAIN, Jane Celeste (org.) Práticas Poéticas e Devaneios Vocais. Rio de Janeiro: Sinergia, 2019. pp.109-120.

CHAVES, Marcos Machado. Preparação musical para atores: princípios pedagógicos norteadores de três disciplinas musicais em curso teatral. Florianópolis: Programa de Pós Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016. Tese de doutorado.

EDNARDO e CLIMÉRIO. Enquanto engoma a calça. 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JJ0i7z4AY58

FERREIRA, Thaís. Depoimento escrito no aplicativo Whatsapp em 16/maio/2021.

FERNANDES, Adriana. Dalcroze, a música e o teatro – fundamentos e práticas para o ator compositor. Revista Fênix de História e Estudos Culturais, v.7, n.3, 2010.

FERNANDES, Adriana. O Balanço de Chiquinha Gonzaga: Do carnaval à opereta. Campinas: Programa de Pós Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas, 1995. Dissertação de mestrado.

FREIRE, Ricardo Dourado. Como será que eu afino? A relação entre sistemas de afinação e parâmetros de afinação na performance musical. Revista Música Hodie, v.16, n.2, pp.133-144, 2016 (online)

GALASSO, Maria Cordélia de Souza Lima. O canto a partir da atu(ação): um caminho possível de trabalho do canto para o ator em formação por meio dos princípios das ações físicas. Campinas: Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Dissertação de Mestrado.

HUTCHINS, Sean; ROQUET, Catherine; PERETZ, Isabelle. The vocal generosity effect: How bad can your singing be? Music Perception, University of California Press, v. 30, n.2, pp.147–159, 2012. https://doi.org/10.1525/mp.2012.30.2.147

LIMA, Tatiana Motta. Cantem, pode acontecer alguma coisa: Em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 1, pp. 220-240, 2013.Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/38593/25089 .

MALETTA, Ernani. A formação do ator para uma atuação polifônica: Princípios e práticas. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. Tese de doutorado.

MARTINS, Janaína Träsel; CAMPO, Giuliano. Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards. Revista Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.22, pp.53 - 62, 2014 (online).

SANTOS, Adaílson Costa dos; FERNANDES, Adriana. Os sons do estranhamento: o caso de O voo sobre o oceano de Bertold Brecht. Revista Karpa, California State University – LA, v. 6, 2013. Disponível em : https://www.calstatela.edu/al/karpa/karpa-6

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, respiração e canto: a performance do corpo na criação musical. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Música, Universidade de São Paulo, 2009. Tese de doutorado.

VIEIRA, Sulian; BITTENCOURT, Renata. Entre as palavras cantadas e faladas: As intensidades de atuação no canto cênico atravessadas pelas potências da palavra em performance. In: LIGNELLI, César; GUBERFAIN, Jane Celeste (org.) Práticas Poéticas e Devaneios Vocais. Rio de Janeiro: Sinergia, 2019. pp.93-107.

TURINO, Thomas. Music as Social Life. The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

WADE, Bonnie C. Thinking musically. Experiencing music, expressing culture. New York: Oxford University Press, 2004.

WIKIPEDIA. Afinação. Acesso em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afinação .

WIKIPEDIA. Rain (Beatles song). Acesso em: https://en.wikipedia.org/wiki/Rain_(Beatles_song) .

Downloads

Publicado

25-06-2021

Como Citar

Fernandes, A. (2021). Des-Afinados: reflexões sobre exigências de afinação para a atriz e o ator de teatro que cantam. Voz E Cena, 2(01), 72–87. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/36917

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias