Des-Afinados

reflexões sobre exigências de afinação para a atriz e o ator de teatro que cantam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36917

Palavras-chave:

Cantarolar, Afinações, Performance Participativa, Vida social-cultural, Indústria Fonográfica

Resumo

Este artigo é uma introdução à discussão sobre o quesito afinação quando a atriz e o ator de teatro cantam em cena, não necessariamente no contexto do teatro musical. Apresenta um conceito de afinação, aborda o processo histórico que nos levou à padronização do lá=440Hz na música ocidental, e enfatiza a multiplicidade de sistemas de afinação e experimentos que já apontavam para essa variedade na indústria fonográfica da música popular. Apresenta-se um caso prático, uma montagem. A partir dos dados realçados nesta experiência, abre-se a discussão, ainda mais, quando se considera o canto/cantarolar em cena como um canto social, performance participativa, um conceito elaborado pelo etnomusicologista Thomas Turino. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa/PB, Brasil

Possui Licenciatura em Educação Artística Habilitação Música - Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Music (Ethnomusicology) - PhD - University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o cargo de Chefia do Departamento de Artes Cênicas da UFPB (junho de 2017 a maio de 2019). Trabalhou na Universidade Federal de Goiás de 1995 a 2008 na Escola de Música e Artes Cênicas. Atua no Programa de Pós Graduação em Música da UFPB como professora permanente e no Programa de Pós Graduação em Performances Culturais da UFG como colaboradora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relação música e teatro, performance, voz, interpretação teatral e música popular, música e corpo. 

Referências

BASTOS, Juliana Carla. Ética sonora e suas implicações na sociedade de João Pessoa. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Paraíba, 2019. Tese de doutorado.

CARVALHO, Letícia. Cantar em escuta: Uma investigação sobre o canto a partir do conceito de contato de Jerzy Grotowski. In: LIGNELLI, César; GUBERFAIN, Jane Celeste (org.) Práticas Poéticas e Devaneios Vocais. Rio de Janeiro: Sinergia, 2019. pp.109-120.

CHAVES, Marcos Machado. Preparação musical para atores: princípios pedagógicos norteadores de três disciplinas musicais em curso teatral. Florianópolis: Programa de Pós Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2016. Tese de doutorado.

EDNARDO e CLIMÉRIO. Enquanto engoma a calça. 1979. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JJ0i7z4AY58

FERREIRA, Thaís. Depoimento escrito no aplicativo Whatsapp em 16/maio/2021.

FERNANDES, Adriana. Dalcroze, a música e o teatro – fundamentos e práticas para o ator compositor. Revista Fênix de História e Estudos Culturais, v.7, n.3, 2010.

FERNANDES, Adriana. O Balanço de Chiquinha Gonzaga: Do carnaval à opereta. Campinas: Programa de Pós Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas, 1995. Dissertação de mestrado.

FREIRE, Ricardo Dourado. Como será que eu afino? A relação entre sistemas de afinação e parâmetros de afinação na performance musical. Revista Música Hodie, v.16, n.2, pp.133-144, 2016 (online)

GALASSO, Maria Cordélia de Souza Lima. O canto a partir da atu(ação): um caminho possível de trabalho do canto para o ator em formação por meio dos princípios das ações físicas. Campinas: Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Dissertação de Mestrado.

HUTCHINS, Sean; ROQUET, Catherine; PERETZ, Isabelle. The vocal generosity effect: How bad can your singing be? Music Perception, University of California Press, v. 30, n.2, pp.147–159, 2012. https://doi.org/10.1525/mp.2012.30.2.147

LIMA, Tatiana Motta. Cantem, pode acontecer alguma coisa: Em torno dos cantos e do cantar nas investigações do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n. 1, pp. 220-240, 2013.Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/38593/25089 .

MALETTA, Ernani. A formação do ator para uma atuação polifônica: Princípios e práticas. Belo Horizonte: Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2005. Tese de doutorado.

MARTINS, Janaína Träsel; CAMPO, Giuliano. Cantos rituais de tradição na prática do performer: Jerzy Grotowski, Maud Robart e Thomas Richards. Revista Urdimento, Santa Catarina, v.1, n.22, pp.53 - 62, 2014 (online).

SANTOS, Adaílson Costa dos; FERNANDES, Adriana. Os sons do estranhamento: o caso de O voo sobre o oceano de Bertold Brecht. Revista Karpa, California State University – LA, v. 6, 2013. Disponível em : https://www.calstatela.edu/al/karpa/karpa-6

STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, respiração e canto: a performance do corpo na criação musical. São Paulo: Programa de Pós Graduação em Música, Universidade de São Paulo, 2009. Tese de doutorado.

VIEIRA, Sulian; BITTENCOURT, Renata. Entre as palavras cantadas e faladas: As intensidades de atuação no canto cênico atravessadas pelas potências da palavra em performance. In: LIGNELLI, César; GUBERFAIN, Jane Celeste (org.) Práticas Poéticas e Devaneios Vocais. Rio de Janeiro: Sinergia, 2019. pp.93-107.

TURINO, Thomas. Music as Social Life. The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

WADE, Bonnie C. Thinking musically. Experiencing music, expressing culture. New York: Oxford University Press, 2004.

WIKIPEDIA. Afinação. Acesso em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Afinação .

WIKIPEDIA. Rain (Beatles song). Acesso em: https://en.wikipedia.org/wiki/Rain_(Beatles_song) .

Downloads

Publicado

25-06-2021

Como Citar

Fernandes, A. (2021). Des-Afinados: reflexões sobre exigências de afinação para a atriz e o ator de teatro que cantam. Voz E Cena, 2(01), 72–87. https://doi.org/10.26512/vozcen.v2i01.36917

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Categorias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.