Um ano de muitas preocupações, mas também de esperanças
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v6n3.2015.17229Resumo
O ano de 2015 foi farto em notícias ruins, mas se encerra com perspectivas boas.
As más notícias confirmam que o mundo parece estar de cabeça para baixo, ao menos em matéria ambiental e de segurança internacional. Pioraram as condições climáticas globais; fanáticos religiosos lançaram ataques terroristas de grandes proporções, como os do dia 13 de novembro em Paris, além da surpreendente constituição de uma base territorial onde reina o terror, no Oriente Médio; uma persistente situação da pobreza extrema e de fome em grande escala em alguns países contrasta com a prosperidade em algumas nações; desastres ambientais e instabilidades políticas regionais e nacionais acontecem em cada continente. No Brasil, o rompimento de uma represa de lama e resíduos tóxicos de uma mineradora, em Mariana, Minas Gerais, provocou o que possivelmente seja a pior catástrofe ambiental já registrada no País.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.
Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.